Depois de uma longa luta e pedidos pela atenção da gestão pública para com os moradores do Distrito do Guairacá, a Prefeitura de Guarapuava iniciou essa semana, obras de recape asfáltico na estrada Benedito de Paula Louro, conhecida como estrada do Guairacá. O trecho, segundo os moradores, tem muito tráfego de veículos como caminhões carregados, carros e pedestres. Isso deixa o local perigoso também pela falta de sinalização.
No total, são 50 quilômetros de pista estreita até o Salto São Francisco. Porém, o trajeto possui muitos buracos na via e não tem acostamento, nem barreiras de controle de velocidade ou sequer sinalização e manutenção. O motivo do abandono conforme registros, é porque a estrada foi construída pelo governo estadual há anos, mesmo com a localidade pertencendo à Guarapuava. Dessa maneira, houve um jogo de ‘empurra-empurra’ que se arrastou por anos até agora, sobre de quem seria a responsabilidade pela manutenção da estrada.
De acordo com as informações, o distrito fica distante 36 quilômetros da BR-277 em Guarapuava, e é o mais distante da sede do município. A Região conta com áreas de reflorestamento, pousadas, propriedades rurais e o ponto turístico Salto São Francisco. Mesmo assim, o local acabou abandonado pelas autoridades, o que provocou precariedade da estrada.
RECLAMAÇÕES
De acordo com a jornalista Clarita Rickli o Coletivo “Juntos pela Estrada” organizou um abaixo-assinado com mais de 1.500 adesões, com pedidos para medidas necessárias. Na época da reivindicação, o Portal RSN entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem, que informou que a responsabilidade é do Município.
OBRAS
Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) fará a obra de recape do KM14 até o KM20. O recapeamento terá a finalidade de execução do novo revestimento asfáltico. O diretor da Surg, Halmuth Brandtner, enfatiza o impacto da obra.
Essa é a maior obra e maior investimento já feito no Guairacá desde que essa estrada foi construída.
Além disso, a manutenção dos seis quilômetros da via custará R$ 3 milhões. A previsão é de que as obras terminem até o fim de novembro de 2023. Porém, o prazo pode ser estendido devido às condições climáticas em Guarapuava. A Prefeitura Municipal fez uma operação tapa-buraco em março de 2023 na estrada.
Leia outras notícias no Portal RSN.