Um balanço da equipe de Fiscalização da Prefeitura de Guarapuava dá conta que os moradores entenderam a gravidade do momento vivido pelo município em relação à covid-19. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, neste domingo (14), a maioria da população ficou em casa. A atitude demonstra mais um gesto concreto para diminuir o contágio durante essa semana de restrições mais duras, O município está com leitos de UTI lotados e faltam profissionais especializados para ampliar o atendimento.
Conforme o prefeito Celso Góes, Guarapuava tem mantido um ritmo de contágio menor do que o de outras cidades do mesmo porte. Porém, quanto mais grave a situação fica, mais drásticas são as medidas. “Mesmo assim, vivemos o pior momento da pandemia com a lotação dos leitos de tratamento exclusivos. Se não diminuirmos a proliferação agora, as pessoas que precisarem de internamento podem não conseguir, disparando o número de mortes. Estamos lutando para conseguirmos mais leitos e profissionais e, por outro lado, buscando conter o avanço do vírus”.
PARQUES, PRAÇAS E RUAS
Os parques, as praças e as ruas permaneceram praticamente vazios durante o dia. Mesmo assim, as equipes de fiscalização visitaram todos os locais públicos e verificaram as denúncias recebidas entre 8h e 23h. As poucas pessoas flagradas nos parques receberam orientação para voltarem para a casa. Mas teve quem resistiu. Um homem na Praça da Ucrânia não quis colocar a máscara. Além disso, incentivou que outras pessoas também não usassem.
De acordo com Luciano Silveira, coordenador da equipe de fiscalização, a polícia foi chamada. E além de pagar a multa, ele vai responder criminalmente. “Nosso intuito principal não é multar, mas orientar. A maioria entende e coloca a máscara. Pena que temos os péssimos exemplos daqueles que não acreditam na ciência, nos médicos e não reconhecem o esforço do poder público que procura evitar que mais pessoas morram ao implementar medidas restritivas de prevenção e cobrar o cumprimento delas. Falta bom senso e respeito pela vida dos outros”.
Durante a tarde, o trabalho teve reforço, com a participação de conselheiros tutelares, bombeiros, policiais do Choque e da Polícia Ambiental. Jovens e adolescentes foram flagrados usando os gramados sintéticos na Vila Concórdia e Jardim das Américas, sem máscaras ou qualquer outro cuidado.
PERIGO
As equipes também flagraram uma mulher infectada com o novo coronavírus que deveria cumprir isolamento domiciliar, andando durante a noite sem máscaras pelas ruas. A paciente se negou a colocar a máscara e assinar a autuação. A fiscalização chamou a polícia.
Além de multada, a mulher deve responder pelo crime de expor a vida de outras pessoas ao risco de contágio. Por fim, a vigência do decreto nº 8572/2021 segue até esta quarta (17). O valor das multas aplicadas será revertido na prevenção e tratamento da vovid-19 no município.
Leia outras notícias no Portal RSN.