22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Fiscalização faz autuações no fim de semana em Guarapuava

Guarapuava registra quase 800 casos ativos de covid-19. Fiscalização promete mais rigor. Só este ano foram mais de 20 autos de infração

Fiscalizacao-covid

Fiscalização promete ser ainda mais rigorosa no comércio em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O trabalho de fiscalização para evitar o descumprimento dos decretos de prevenção e combate ao coronavírus, resultou em autuações no comércio de Guarapuava no fim de semana. Na sexta (19), conforme a Secretaria de Comunicação da prefeitura, houve autuação de cinco estabelecimentos por descumprimento dos decretos.

No sábado (20) e no domingo (21), foram emitidos quatro autos de infração por aglomeração, não utilização de máscaras e pelo não distanciamento entre mesas. De acordo com a Secom, também houve autuação de alguns estabelecimentos que descumpriram a capacidade de pessoas, estavam com música ao vivo sem licença específica e não tinham alvará.

Além disso, ainda mantinham atendimento além do horário permitido, em desobediência ao decreto estadual que determina toque de recolher e encerramento das atividades até meia noite. A fiscalização reúne a Polícia Militar na Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) e órgãos fiscalizadores. Entre eles, equipes de fiscalização da covid-19, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Bombeiros, Choque, Força Verde e Procon).

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

SÓ ESTE ANO

Desde o início do ano já foram mais de 20 autos de infração por descumprimento aos decretos de prevenção contra o coronavírus. A fiscalização promete ser ainda mais enérgica porque as medidas de prevenção são cada vez mais necessárias. Baseada nos últimos boletins emitidos pela Secretaria Municipal da Saúde, os casos ativos que chegam a quase 800 são preocupantes.

Os agentes de fiscalização pedem a colaboração das igrejas. Desde o começo do ano, duas igrejas receberam autuação por descumprimento aos decretos de prevenção de combate à pandemia. Contudo, a população poderá esclarecer dúvidas, pedir orientações e informações ou fazer denúncias pelo número 156, telefone da Ouvidoria Geral do Município. E ainda pelo 190 da Polícia Militar.

Por fim, a conforme a Secom, a fiscalização segue ininterruptamente a semana toda, de segunda a segunda.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo