22/08/2023



Política

Flávio Arns homenageia o centenário do Coritiba

Curitiba – Em plenário, o senador Flávio Arns (PSDB-PR) homenageou o Coritiba pelo seu centenário de fundação. “A data de 12 de outubro próximo tem um significado especial para o esporte do Paraná e do Brasil. Nesta data, em 1909, surgia uma sociedade esportiva hoje denominada Coritiba Foot Ball Club. Por si só, seria um registro importante. Porém, pelo conteúdo de história, agregado ao próprio desenvolvimento da cidade de Curitiba, o significado da data ultrapassa os limites do Coritiba”, afirmou.
O que pensavam e sonhavam aqueles jovens, a maioria integrantes da colônia germânica, sobre o ato de fundação de um clube, fruto do entusiasmo com a novidade que surgia pelo sul do Brasil? Teriam eles consciência de que, no transcorrer do século XX, o Coritiba seria a própria história do futebol paranaense, sua maior tradição, sua maior conquista?
“Na verdade”, relembrou o senador Arns, “tudo começou pela vontade de um grupo que gostava de praticar esporte”. Segundo ele, os jovens reuniam-se no Clube Ginástico Turnverein, mais tarde Teuto-Brasileiro, quando surgiu a grande novidade. Frederico Essenfelder, que residira um tempo em Pelotas, no Rio Grande do Sul, apareceu com o objeto da moda por lá: uma bola de futebol.
“A curiosidade foi geral”, disse o parlamentar, “face às notícias que relatavam estar nascendo um novo esporte na cidade de Rio Grande, oriundo da Inglaterra, que, desde o século anterior, procurava difundir sua prática”.
Essenfelder transformaria uma imagem de sonho em uma autêntica realidade. A iniciativa foi motivo de entusiasmo para outros jovens daquela geração: João Viana Seiler, Leopoldo Obladen, Carlos Schelenker, Arthur Iwersen, Arthur Hauer, Walter Dietrich, Roberto Isckch, Rodolpho Kastrup e muitos outros, todos ligados à história da cidade de Curitiba.
Durante seu discurso, o senador Arns disse: “Movia aqueles jovens a intenção de oferecer oportunidade de um lazer sadio, e não só a eles, mas a toda a família. Se nos reportarmos àquele início e mesmo aos muitos anos que se seguiram, verificaremos que as alternativas de lazer na cidade não tinham a diversidade que têm hoje, e a tarde esportiva se constituía em excelente oportunidade a preencher os domingos”.
Nesses anos todos houve muito progresso, ampliação de patrimônio, aumento do número de simpatizantes e mais tarde sócios, até transformar-se no grande clube que é hoje: o Coritiba.
Flávio Arns acrescentou: “O exemplo dos fundadores do centenário Coritiba será de saudáveis frutos. Que o aniversário de cem anos, na segunda-feira, dia 12 de outubro, possa servir para um momento de festa, mas também de reflexão, para que todos “dirigentes, jogadores e torcedores”, possam contribuir para uma sociedade mais harmoniosa, respeitadora das diferenças, sempre inclinada para o bem”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo