A colheita de ameixas e pêssegos deve trazer bons frutos em 2021. Os sinais já são visíveis, com a florada acima do comum. Em Fernandes Pinheiro, na propriedade de Eugênio Demczuk, a beleza do pomar chama a atenção e o momento é de cuidados para que a colheita seja boa nos próximos meses.
Fruticultor há 21 anos, Demczuk começou com a plantação de kiwi, a qual preza pela qualidade, trabalhando para deixar a fruta saborosa. Assim, garantindo a acidez na medida certa. Além disso, há alguns anos decidiu trabalhar com ameixas, tendo expectativa de colher neste ano uma média de 40 toneladas.
Acreditamos que o clima deste ano favoreceu. Fez bastante frio, no tempo certo, e o resultado estamos vendo com essa florada Além do clima favorável, os cuidados permanentes também fazem a diferença, como a poda, a irrigação, pulverizações, o raleio para dar espaço para a fruta se desenvolver antes de colhida, além da colheita e classificação.
O casal Edilene e Esmeraldo Castanho trabalha na propriedade e conta que há dois ou três anos não se via uma florada como a de agora. “Estamos muito otimistas, esperando uma grande safra. Torcemos para que não tenha nenhum contratempo, como chuva de granizo, que pode prejudicar”.
Os pomares ficam em Fernandes Pinheiro e também na comunidade do Pirapó, em Irati. Além dos kiwis e ameixas, Demczuk também começou a produzir pêssegos. As frutas atendem o mercado local e também cidades próximas, como Palmeira, Ponta Grossa, Curitiba, Guarapuava e o próprio Ceasa. O kiwi vai mais longe, comercializado principalmente em outras Regiões do Estado.
De acordo com Edilene, a colheita das ameixas começa no final de novembro, da variedade Fortune e no final de dezembro, a da variedade Letícia.
Demczuk conta que o kiwi também já dá bons sinais de que a próxima safra será acima da média dos últimos anos.
Leia outras notícias no Portal RSN.