22/08/2023
Economia

FMI aponta diminuição de crescimento do Brasil em 2014

O Fundo Monetário Internacional reduziu a previsão para o crescimento do Brasil em 2014 de 3,2% para 2,5%. Segundo o relatório global da instituição, o World Economic Outlook (WEO), será o menor entre os países emergentes.

No relatório anterior, de julho, o FMI já havia revisado para baixo a estimativa de crescimento do PIB brasileiro em 2014, de 4% para 3,2%. O corte, de 0,8 ponto percentual, foi o maior entre as nações monitoradas pelo fundo.

A previsão de crescimento para a economia mundial caiu de 3,8% para 3,6% e entre os emergentes e em desenvolvimento, o crescimento esperado foi reduzido de 5,5% para 5,1%. A expansão das economias avançadas foi mantida em 2%.

No Brasil, a inflação é apontada pelo FMI entre os principais problemas da economia brasileira porque reduziu os rendimentos reais e pode pesar sobre o consumo, enquanto as limitações da oferta e da incerteza política podem continuar a restringir a atividade. O Fundo recomenda redução dos gastos para lidar com a alta dos preços.

Já a desvalorização do real é apontada como um ponto positivo para a economia brasileira porque deve melhorar a competitividade externa e compensar parcialmente o impacto negativo do aumento dos rendimentos soberanos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.