22/08/2023

FNPJ também pede revisão do edital da Câmara para assessor de imprensa

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A direção nacional do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ) encaminhou hoje, terça-feira (25), manifestação por escrito à Câmara de Vereadores de Guarapuava solicitando a revisão de edital de concurso público para a contratação de assessor de imprensa. O Fórum Nacional se soma ao Sindicato dos Jornalistas do Estado do Paraná (Sindijor-Pr), que também já pediu a revisão do edital.

O objetivo do texto, assinado pelo presidente do FNPJ, Sérgio Luiz Gadini, é alertar para os riscos envolvidos no processo seletivo, que exigem apenas o ensino médio para os candidatos ao cargo de assessor de imprensa.

O documento ressalta aspectos legais, ligados à regulamentação da profissão e conhecimentos mínimos exigidos para o desempenho da função. "Em situação similar, uma recente decisão da 2ª Vara Especializada Fazenda Pública, no município de Várzea Grande, Estado do Mato Grosso, que previa concurso público para jornalista com salário abaixo do piso da categoria e com 40 horas semanais, determinou a imediata suspensão do concurso que seria realizado por aquela Prefeitura Municipal.", alerta o texto.

A manifestação também destaca a importância da formação universitária do jornalista e cita universidade paranaense que forma profissionais nesta área: "é do vosso conhecimento que a UNICENTRO, uma prestigiada Universidade Pública mantida pelo Estado do Paraná, na região Centro-Oeste, possui Curso de formação universitária em Jornalismo. Assim, ao abrir vaga em concurso público com exigência de nível médio, esta Casa de Leis está tomando uma decisão que desprestigia o importante trabalho realizado pela referida Universidade."

A iniciativa, segundo o texto, vai ao encontro da missão do FNPJ, "uma entidade nacional que trabalha pela qualidade do ensino na área e, ao mesmo tempo, pelo fortalecimento do reconhecimento da formação profissional em Jornalismo".

Formação teórica

Na avaliação do professor do curso de Jornalismo da Unicentro, Francismar Formentão, o cargo de assessor de imprensa exige um profissional com curso superior na área de Comunicação. “O cargo exige muita responsabilidade. Sabemos que um profissional que atua no meio e que tem apenas ensino médio pode corresponder às exigências do cargo, mas a vivência acadêmica, com a formação teórica humana necessária ao cargo, dá maior credibilidade ao profissional que irá executar a função”, afirma o professor.

Para Francismar, o Concurso está correto no aspecto da exigência de conhecimentos apresentada no edital, porém ele teme pela superficialidade da abordagem dos temas propostos. “Quanto mais exigente o edital, melhor será o profissional selecionado. Porém, meu receio é que o Concurso possa ser superficial nos temas, não aprofundando as questões que o curso superior proporciona aos profissionais”, enfatiza.

O professor diz ainda que o cargo exige um profissional com curso superior. “Não estou defendendo que seja jornalista, mas tem que ser um profissional da área de Comunicação, que tenha fundamentação teórica e prática da área”, conclui Francismar.

O edital

Veja o que pede o edital do Concurso da Câmara de Vereadores de Guarapuava para o cargo de assessor de imprensa, com ensino médio:

Conhecimentos específicos para o cargo de Assessor de Imprensa

FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO – A comunicação; o processo de comunicação na cultura contemporânea; os canais (veículos) de comunicação, sua história e seu comportamento; o processo de comunicação e as formas de subjetividade; o ruído e a dissonância no processo de comunicação; integração global e novos meios de comunicação. JORNALISMO – Assessoria de Imprensa: conceito, finalidade. Meios de divulgação: entrevista coletiva, entrevista exclusiva, “press release” etc. Os veículos: jornal, revista, televisão, agências, mídia eletrônica/Internet. A linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, título, entretítulo. PUBLICIDADE – Conceitos e finalidades da publicidade; conceitos de campanha publicitária (objetivos e processo de criação); noções sobre a estrutura de agências de publicidade; análise da relação da publicidade com a nova tecnologia das comunicações; efeitos de uma campanha sobre vendas e imagem institucional de uma empresa; concorrência entre anúncio publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de uma empresa. EDITORAÇÃO – O Texto: Preparação de originais e edição de texto (copidesque – a elegância do texto e o respeito ao estilo de cada autor, vasto conhecimento da língua portuguesa –, padronização, hierarquização dos itens, realce gráfico – título, subtítulo, grifo, negrito, aspas, caixa alta, caixa baixa, versal, versalete etc.); ABNT (noções básicas referentes a editoração – como preparar uma bibliografia, notas de rodapé, citações); O Projeto Visual (noções): o rafe, o layout, a boneca e a arte-final; Programação Visual: elementos da página, a mancha gráfica, a diagramação (disposição do texto na mancha gráfica), paginação; O Tipo: famílias tipográficas mais conhecidas, fontes, corpos, sistemas de medição (noções), tipos segundo a base (com serifa e sem serifa); Tipos de Composição (noções); Revisão: revisão tipográfica, conhecimentos dos sinais de revisão mais usados atualmente, erros mais freqüentes e como evitá-los para o aprimoramento visual da página (“viúvas”, “órfãos”, separações silábicas, o respeito ao projeto gráfico), os tipos de alinhamento; Produção Gráfica (noções): prova heliográfica, o fotolito, prova de prelo, traço, retícula e policromia, cores primárias na impressão gráfica, pantone, processos de impressão; O Papel: principais tipos de papéis usados na impressão gráfica, gramaturas e formatos; A Editoração Eletrônica (noções): os softwares mais utilizados em editoração eletrônica, o laserfilm, o fotolito eletrônico, o cromalim. NOÇÕES DE MARKETING – Fundamentos do Marketing; conceitos, definições, funções mercadológicas, sistemas mercadológicos; Marketing para promoção institucional; Marketing cultural. NOVAS TECNOLOGIAS E SEUS EFEITOS NA COMUNICAÇÃO – A Internet como ferramenta de comunicação e de negócios empresariais; o uso da rede global de computadores nas diversas áreas da comunicação e do marketing; as novas tecnologias e a integração global; a questão da interatividade; veículos de comunicação em tempo real. Bibliografia: ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Ed. Nova Fronteira; BAER, Lorenzo. Produção gráfica. Senac; BAHIA, Juarez. As técnicas do jornalismo. Ed. Ática; BARBOSA, G. e RABAÇA, C.A. Dicionário de comunicação. Ed. Ática; BAUDRILLARD, Jean. Tela total – mitos e ironias da era do virtual. Ed. Sulina; BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações; CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede; 8. CANCLINI, Nestor – Consumidores e cidadãos – conflitos multiculturais da globalização; CIPRO NETO, Pasquale. Inculta & bela. Publifolha; COIMBRA, Oswaldo. O texto da reportagem impressa. Ed. Ática; CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Ed. Nova Fronteira; DIVERSOS AUTORES. História da propaganda no Brasil. T.A. Queiroz Editor; DUARTE, Sérgio Nogueira. Língua viva. v. I a IV. Ed.Rocco; HOPKINS, Claude. A ciência da propaganda. Ed. Cultrix; KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios do Marketing. Ed. PHB; MARCUS-STEIFF, Joachim (e outros). Os mitos da publicidade. Ed. Vozes; MATTERLART, Armand e Michelle. História das teorias da comunicação; MARTINS, Eduardo. Com todas as letras. Ed. Moderna; MORAES, Denis de. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Ed. Letra Livre; PINHO, J.B. Propaganda institucional – usos e funções da propaganda em relações públicas. Summus Editorial; REBOUL, Olivier. O slogan. Ed. Cultrix; ROSSI, Clóvis. O que é jornalismo; SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura – a comunicação e seus produtos; SODRÉ, Muniz e FERRARI, Maria Helena. Técnica de redação. Ed. Francisco Alves; WLASEK FILHO, Francisco. Técnica de preparação de originais e revisão de provas tipográficas. Ed. Agir; Manuais de Redação de “O Estado de S. Paulo”, “Folha de S. Paulo” e “O Globo” , e outros livros que abranjam o conteúdo proposto.

Cristina Esteche

Jornalista

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