22/08/2023


Geral Região

Focos do Aedes aegypti são encontrados em RI

imagem-107542

* Da Redação, com Odair José e foto de Lally Zwetzch

Reserva do Iguaçu – Vários focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados no município de Reserva do Iguaçu, durante monitoramento realizado na última semana pelos agentes de endemias, juntamente da equipe entomológica da Secretaria do Estado da Saúde. A situação foi levada ao prefeito Emerson Julio Ribeiro em reunião realizada na última sexta (19).

O monitoramento foi solicitado pelo município, com o objetivo de identificar se há ou não a população do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Mesmo com a realização de um intenso trabalho de conscientização, alguns moradores ainda continuam deixando água parada, conforme apontam os agentes.

As vistorias realizadas na última semana indicaram a existência de focos do mosquito na Vila Copel e na sede do município. Também foram encontradas larvas em parte das 50 armadilhas montadas em pontos estratégicos, mas ainda não se sabe se são do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o agente entomológico, Nélio dos Reis, os dados oficiais do monitoramento serão divulgados por meio de um relatório, que será encaminhado à 5ª Regional de Saúde para posteriormente ser apresentado ao município. “Ao contrário do que encontramos em outros municípios, a situação aqui está dentro da normalidade. Tudo indica que Reserva do Iguaçu não tem o Aedes, mas se tiver, a população do mosquito é mínima. A situação pode ser revertida por meio de um trabalho conjunto entre poder público e a comunidade”, disse.

O prefeito Emerson Julio Ribeiro disse que novas atividades de conscientização serão desenvolvidas com base no relatório da equipe entomológica do Estado. Ele também destacou que a população deve continuar em alerta, apesar de que no município não há registro de casos de dengue.

“Nós, enquanto poder público, continuaremos fazendo a nossa parte, que é de desenvolver um trabalho preventivo, criando mecanismos que impeçam o surgimento do mosquito, seja através da conscientização da população ou da notificação de situações irregulares que podem favorecer a proliferação do Aedes. A população deve continuar em alerta para nos ajudar nesta batalha”, disse.

Também participaram da reunião o Secretário de Saúde, Luiz Zanon, e técnico em vigilância, Mauro Antonichen. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo