A Rádio Thalento FM do município de Rio Azul foi atingida por um incêndio possivelmente criminoso na madrugada desta quarta-feira (21). O transmissor e o link da emissora foram totalmente destruídos pelas chamas. De acordo com Clayton Burgath, responsável pelo Departamento de Jornalismo da emissora, a rádio que oepra na frequência 88,7, fica no ar durante as 24 horas do dia, mas a partir da meia-noite a programação é automática. Foi dessa horário em diante que a destruição foi provocada.
"Quando o dono da rádio, André Maloj, chegou na emissora às 6 horas de hoje viu que a a programação estava fora do ar. O técnico foi chamado e quando chegou a porta estava aberta e havia um forte cheiro de combustível em cima do transmissor e do link. Esses equipamentos foram destruídos pelo fogo", disse Clayton à Rede Sul de Notícias.
A Thalento FM está no ar há menos de um ano e a torrede transmissão está localizada no Morro do Cristo, um local de difícil acesso. Para entrar no local e atear fogo o autor, ou autores do crime tiveram que cortar parte do alambrado que cerca a área. Uma equipe da Polícia Técnica de Ponta Grossa está no local fazendo o levantamento.
Novos equipamentos já forma solicitados e a emissora ficará fora do ar por cerca de 4 dias. "Tivemos um prejuíso financeiro de uns R$ 15 mil, mas já compramos novos equipamentos", diz Clayton
Não nenhuma suspeita sobre o que teria provocado a ação criminosa. "A população esperou 10 anos para que a rádio fosse colocada no ar. O processo de instalação foi muito demorado. Não temos nenhum problema político, pois procuramos fazer um jornalismo imparcial", garante o repórter.