*Reportagem com vídeo
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) surpreendeu Guarapuava e Região ao anunciar a inclusão do Aeroporto Tancredo Tomas de Faria no programa Voe Paraná. O lançamento foi na tarde dessa quarta (7), no Aeroporto Bacacheri, em Curitiba. Entretanto, a inclusão marca a importância política do município no Paraná. O programa contempla municípios entre 32 mil e 155 mil habitantes. Guarapuava ultrapassa 180 mil habitantes.
Até a última hora, Guarapuava estava fora da primeira etapa do programa que vai interligar o pacote regional, que faz do Paraná o estado com a maior malha aeroviária do país. Assim, a companhia aérea Gol vai atender 12 cidades de todas as regiões paranaenses como voos domésticos até Curitiba.
Nosso planejamento sempre foi fazer com que a Capital e o Interior fiquem mais próximos, desenvolvendo o Paraná por inteiro, levando mais indústrias para o Interior e consequentemente gerando mais emprego.
Conforme observou o governador, muitas vezes o empresariado quer se instalar no Interior, mas não tinha uma ligação fácil com a Capital. “Esse programa encurta as distâncias”. Ressaltou também o esforça da equipe do prefeito Cesar Filho que conseguiu aprovar todos os projetos para que Guarapuava fosse incluída já nessa etapa do programa.
De acordo com a Gol, os bilhetes começam a ser vendidos a partir de 2 de setembro e os voos regulares iniciam a partir de 22 ou 23 de outubro. O valor e o horários voos ainda não foi divulgado pela empresa.
AERONAVES CESSNA
Os deslocamentos serão feitos por aeronaves Cessna Grand Caravan de até nove lugares, com média de três a quatro voos semanais. Porém, a informação inicial era de quem seria 12 lugares. De acordo com o governador, Curitiba será o principal destino, mas há também rotas interligando cidades do Interior.
“Estamos em negociação também com outras companhias para ampliar a oferta de voos. O Paraná passa a ser maior com esse projeto de desenvolvimento regional”.
Já o presidente da Gol, Paulo Kakinoff destacou a retomada dos deslocamentos regionais no País com a implantação do projeto paranaense. Segundo Paulo, como essas 12 novas cidades, o Paraná passa a ter a maior quantidade de destinos do Brasil.
É o resgate da aviação por meio um modelo consagrado. Modelo promissor, que tem capacidade de transformar. Estamos agradecidos ao Estado do Paraná.
Assim, Ratinho Júnior informou ainda que outras cidades do Estado deverão encorpar o programa nos próximos meses. Entretanto, condiciona os voos à liberação por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e também escala de demanda.
A LUTA POR GUARAPUAVA
Desde as primeiras informações sobre o lançamento do programa Voe Paraná, Guarapuava estava fora da rota da Gol. Isso porque, num primeiro momento, havia o entendimento de que os voos da Azul, que aguardam apenas a liberação da Anac, seriam para Curitiba. Porém, a falta dessa liberação também emperrava o processo. Entretanto, pelo tamanho da aeronave da Gol o aeroporto de Guarapuava está apto a operar os voos.
Contudo, nesse contexto, as inserções políticas do prefeito Cesar Filho e dos deputados Cristina Silvestri (Cidadania) e Artagão Júnior (PSB) reverteram a situação.
De acordo com Cesar Filho, o próprio governador se empenhou e “comprou a briga” por Guarapuava. “Foi ele [Ratinho Júnior] que mandou nos inclui”, disse o prefeito ao Portal RSN. Municípios como Ponta Grossa, Pato Branco, Umuarama e Toledo, que possuem aeroportos habilitados e que já estão com voos da Azul Linhas Aéreas, ficaram de fora. “Seremos a única cidade com dois destinos de duas companhias distintas”, comemorou o prefeito.
AZUL
Está marcado para o próximo dia 14 de agosto a vinda de diretores da Azul Linhas Aéreas a Guarapuava. Eles farão uma visita técnica ao Aeroporto Tancredo Tomas de Faria. Também deverão anunciar a data do primeiro voo comercial entre Guarapuava e Campinas (SP).
Veja o vídeo em que o governador Ratinho Júnior e o prefeito Cesar Filho confirmam a inclusão de Guarapuava no programa Voe Paraná. (Edição: Gilson Boschiero)