O Dia Internacional da Biodiversidade foi comemorado hoje em Guarapuava com uma blitz educativa ambiental na Avenida Manoel Ribas. Coordenados pelo segundo tenente, Fabio A. M. Zarpelon, que está novamente à frente do Comando do 1º pelotão e da 3ª Companhia dePolícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), policiais abordaram motoristas que passavam pela avenida e repassaram cuidados com o meio ambiente e entregaram panfletos informativos.
“Queremos alertar sobre os danos à biodiversidade que os crimes ambientais podem causar”, enfatizou o terceiro sargento, Edson Alves. Os informativos distribuídos orientam sobre o controle dos fornos de carvão, o desmatamento, e principalmente, a importância do cidadão denunciar as práticas criminosas através do 0800 6430304. A central é em Curitiba, mas a denúncia é encaminhada ao local mais próximo onde está ocorrendo o crime.
De acordo com o sargento, a nossa região sofre com o desmatamento das árvores nativas, incluindo a imbuia e o pinheiro araucária, que são espécies que estão a caminho da extinção se não houver um controle e uma conscientização. “A maioria das denúncias se referem ao corte ilegal. Precisamos que a população nos ajude a identificar os crimes. Não precisam ter medo, as informações ficam no anonimato”, explica sargento Alves.
O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) é uma unidade especializada da Polícia Militar do Paraná criado em 4 de abril de 1957, com a denominação de Corpo de Polícia Florestal. Em Guarapuava completa dois anos de existência. Antes era sediada em Ponta Grossa.
São 180 policiais na região de Guarapuava. Eles cumprem suas atribuições de executar o policiamento ostensivo de forma preventiva ou repressiva, zelar pelo cumprimento da legislação ambiental, autuar administrativamente os infratores, realizar prisões e orientar a população acerca da legislação ambiental. “A nossa região é muito extensa. Cobre também Pitanga, Turvo, Prudentópolis, Inácio Martins, Pinhão, Segredo, União da Vitória, Lapa. Fazemos o possível para dar atendimento”, destaca.
2010 voltado à biodiversidade
As Nações Unidas declararam 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade, com o objetivo principal de fazer as pessoas refletirem sobre a importância da biodiversidade para a manutenção da vida na Terra. O Brasil se destaca por abrigar a maior diversidade biológica do planeta, considerando que possui de 15% a 20% de toda a biodiversidade mundial. Porém, atualmente estamos usando 25% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de fornecer – conforme o relatório Planeta Vivo 2002, elaborado pela WWF e lançado este ano em Genebra. O resultado é que espécies, habitats e comunidades locais estão sofrendo pressões ou ameaças diretas.
O Paraná é considerado atualmente um dos Estados de maior diversidade biológica do Brasil, devido às características físicas e climáticas que proporcionam o desenvolvimento das mais variadas espécies de fauna e flora. O biólogo e secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, lembra que a fauna tem papel importante na manutenção do equilíbrio da natureza. “Muitas populações da fauna silvestre, como insetos, aves e mamíferos, atuam na dispersão de sementes. Outras controlam populações que, em excesso, poderiam ser prejudiciais às lavouras e criações. Cada espécie da fauna tem sua função específica na natureza, necessária na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas”, destaca.
Texto e foto: Andréa A. Alves