sexta-feira, 11 de abr. de 2025
Em Alta Paraná Segurança

Forças policiais prendem 117 pessoas por dia no PR em 2024

Em 2024 as forças policiais cumpriram 42.845 mandados, o maior número registrado nos últimos oito anos no Paraná

117 presos por dia no PR em 2024 (Foto: Ricardo Almeida/SESP)

As forças policiais do Paraná fizeram em média 117 prisões por dia em 2024. Assim, o estado é o segundo que mais cumpre mandados de prisão no Brasil. Em 2024, houve 42.845 mandados cumpridos, o maior número registrado nos últimos oito anos. Além disso, o número representa 15,4% dos 278 mil cumprimentos em todo o país. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

O estado de São Paulo lidera em números absolutos, com 80.066 mandados, mas o Paraná tem a maior taxa proporcional: 362,3 mandados por 100 mil habitantes — o dobro da taxa paulista. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o resultado é fruto da integração entre as forças e do uso estratégico da inteligência policial.

O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach, e o comandante-geral da PM, coronel Jefferson Silva, destacaram o papel do planejamento, da tecnologia e do comprometimento dos agentes no avanço dos resultados. Entre as ações de destaque, estão operações integradas que resultaram em dezenas de prisões por tráfico de drogas, estelionato e lavagem de dinheiro.

Além disso, o estado também obteve avanços em outros indicadores. Assim sendo, registrou a menor taxa de homicídios desde 2007, reduções nos furtos (–12,2%) e roubos (–23,3%). E por fim, aumento de 13% nas apreensões de drogas, com 483 toneladas recolhidas ao longo do ano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.