As forças policiais do Paraná fizeram em média 117 prisões por dia em 2024. Assim, o estado é o segundo que mais cumpre mandados de prisão no Brasil. Em 2024, houve 42.845 mandados cumpridos, o maior número registrado nos últimos oito anos. Além disso, o número representa 15,4% dos 278 mil cumprimentos em todo o país. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).
O estado de São Paulo lidera em números absolutos, com 80.066 mandados, mas o Paraná tem a maior taxa proporcional: 362,3 mandados por 100 mil habitantes — o dobro da taxa paulista. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o resultado é fruto da integração entre as forças e do uso estratégico da inteligência policial.
O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach, e o comandante-geral da PM, coronel Jefferson Silva, destacaram o papel do planejamento, da tecnologia e do comprometimento dos agentes no avanço dos resultados. Entre as ações de destaque, estão operações integradas que resultaram em dezenas de prisões por tráfico de drogas, estelionato e lavagem de dinheiro.
Além disso, o estado também obteve avanços em outros indicadores. Assim sendo, registrou a menor taxa de homicídios desde 2007, reduções nos furtos (–12,2%) e roubos (–23,3%). E por fim, aumento de 13% nas apreensões de drogas, com 483 toneladas recolhidas ao longo do ano.
Leia outras notícias no Portal RSN.