Atividades de ensino, pesquisa e extensão caminham lado a lado. A prática cotidiana desse princípio tem feito da Unicentro uma referência em ensino superior de qualidade. Mas quando se fala em formação, as possibilidades vão além das salas de aula e laboratórios.
Nesse cenário se inserem os cursos de idiomas e as atividades de cultura e esporte. Tudo voltado a alunos e professores da instituição e à comunidade do entorno.
IDIOMAS
O Programa Multicultural de Línguas (Promul), por exemplo, atende toda comunidade de Guarapuava. De acordo com as informações, o objetivo é oportunizar que as comunidades interna e externa possam aprender um novo idioma por um valor acessível. Ou em alguns casos, sem pagar nada. Desde 2014, om programa atendeu mais de três mil estudantes. Atualmente, há 240 matriculados.
Conforme a universidade, atividade semelhante também existe no campus de Irati, onde o Centro de Línguas da Unicentro (CEL), oferece cursos de línguas estrangeiras, modernas e clássicas, língua portuguesa e libras a toda comunidade. Desde o início das atividades, também em 2014, já passaram mais de 1.800 alunos pelo CEL. No segundo semestre letivo de 2021, o Centro contou com 330 matrículas em 25 cursos de idiomas. Entre eles alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, libras e polonês.
Além disso, a Unicentro também é uma das instituições integrantes do Programa Paraná Fala Idiomas (PFI). Dessa forma, oferta cursos de francês e inglês para membros da comunidade universitária. As atividades começaram em 2014. E desde então, mais de 1.200 estudantes concluíram os cursos. Já o Paraná Fala Francês (PFF) começou a ser desenvolvido em 2018. E hoje, conta com 63 alunos matriculados.
CULTURA
Para além do ensino de novos idiomas, a Unicentro também se dedica a ser um espaço de estímulo à cultura e ao esporte, com ações para a comunidade acadêmica e a população. Desse modo, no âmbito cultural, as principais ações são o Festival de Teatro e o Encontro da Arte Folclórica. Além desses eventos, mensalmente são promovidas exposições virtuais nas áreas de música, artes cênicas, cultura urbana e popular. E ainda, dança, artes visuais, fotografia, cinema e literatura.
Outra experiência cultural é o Festival Universitário da Canção, o Fuca. Assim, o festival abre espaço para talentos musicais da composição e da interpretação. Já o projeto Unimúsica é voltado, como o próprio nome sugere, à área musical. Desse modo, traz oficinas de técnica vocal, musicalização infantil, aulas de instrumentos, como teclado, piano, violão, viola caipira, além de canto coral.
ESPORTE
Na área do esporte também existem muitas possibilidades. No campus de Irati, por exemplo, os acadêmicos podem participar de eventos como os Jogos Universitários do Paraná; Jogos Estudantis da Primavera, Intercalouros da Unicentro, Jogos Universitários de Irati e de Atléticas.
Como forma de lazer e melhoria da qualidade de vida são desenvolvidos projetos de iniciação e treinamento em esportes de quadra, iniciação e treinamento em ginástica artística e em treinamento em esportes de campo. Todos contam com a parceria da Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Por fim, em Guarapuava, um dos projetos esportivos que ganha adesão é o de iniciação ao Karatê.
Leia outras notícias no Portal RSN.