22/08/2023



Política

Formalizada a criação do Parque da Serra da Esperança

imagem-14738

Guarapuava – O governador Roberto Requião, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, assinaram nesta terça-feira (30), durante a Escola de Governo, decretos para criação de três novos Parques no Estado. São eles o Parques da Serra da Esperança, em Guarapuava, Parque São João, em Prudentópolis e Área de Interesse Especial Regional do Iguaçu (Aieri). O governador também liberou R$700 mil em recursos para aquisição da área que sediará o Parque Vitório Piassa, em Pato Branco.
"Cerca de 90% das Unidades de Conservação existentes no Paraná foram criadas durante o governo Requião", disse o secretário Rasca Rodrigues, rebatendo as críticas de um especialista – ouvido pelo jornal Gazeta do Povo e publicado no último domingo (28).
O parque Serra da Esperança terá 6 mil hectares e está sendo criado com a cooperação da empresa de energia Tractebel, que investiu R$ 5 milhões na aquisição de 1,7 mil hectares que integrarão a unidade de conservação. O Parque Estadual da Serra da Esperança está na região do Salto do São Francisco e contribuirá na preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança, onde estão localizados os maiores remanescentes de florestas com araucária da região, bem como as nascentes do rio São Francisco.
“Fica um grande legado para o Paraná. A Serra da Esperança está sendo criada sem qualquer conflito e com benefícios inestimáveis para a conservação da biodiversidade”, disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, um dos idealizadores da criação do Parque. “Esperamos que este parque seja o início de um maior que poderá ser criado para proteção dos rios Piquiri, Ivaí e Tibagi”.
A APA da Serra da Esperança compreende um espaço total de 206 mil hectares, onde convivem 6 mil famílias de indígenas, faxinalenses, quilombolas, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais. Na região também existem unidades produtivas que exploram diferentes ramos da silvicultura e da agropecuária convencionais.
O Parque abrange os municípios de Irati, Inácio Martins, Marechal Mallet, Rio Azul, Cruz Machado, União da Vitória, Paulo Freitas, Paulo Frontin, Prudentópolis e Guarapuava.

Com informações da AEN – Foto/arquivo Rede Sul de Notícias

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo