22/08/2023



Mundo

Foto da Hora | California Burnin’

imagem-143747

Com agências

California – Pelo menos dez pessoas morreram nesta segunda (09) nos incêndios devastadores que atingem o norte da Califórnia, no Oeste dos Estados Unidos, e que já destruíram 29 mil hectares. Mais de 20 mil pessoas deixarem suas casas. As informações são da EFE.

De acordo com a agência Ansa, outros 100 indivíduos foram internados por causa das chamas, a maioria deles por inalação de fumaça, e no condado de Orange, nos arredores de Los Angeles, diz que há mais de 100 pessoas desaparecidas. É possível que boa parte dos sumidos esteja em segurança, mas sem poder ser contatada devido à queda dos serviços de telecomunicações.

Além disso, cerca de 1,5 mil edifícios foram destruídos e mais de 103 mil pessoas estão sem gás e eletricidade, principalmente nos condados de Napa e Sonoma, duas das áreas mais danificadas.

Nesses condados, no coração da região produtora de vinhos da Califórnia, as chamas atingem os vinhedos, porém a maioria das uvas já havia sido colhida pelas vinícolas. Em visita ao Estado, o vice-presidente Mike Pence afirmou que a Casa Branca está pronta para oferecer toda a ajuda necessária.

No condado de Napa foram registrados três grandes incêndios na madrugada e vários de menor dimensão. Com o tempo seco, as chamas se espalharam e provocaram novos focos, o que levou o governador do Estado, Jerry Brown, a declarar estado de emergência em algumas áreas do norte, onde estão alguns dos principais vinhedos da região.

"Isso é realmente sério, o fogo está se movimentando muito rápido. O calor, a falta de umidade e os ventos estão nos colocando em uma situação muito perigosa. [O fogo] ainda não está sob controle, mas estamos tentando [controlá-lo] da melhor forma que podemos", disse Brown durante uma entrevista coletiva. "É um inferno, nunca havia visto nada parecido. As árvores queimavam como tochas", acrescentou.

Um dos incêndios mais violentos ocorre em Santa Rosa, no condado de Sonoma, com uma grande faixa do norte da cidade sob ordem de evacuação e escolas fechadas. Hospitais e estabelecimentos comerciais também precisaram ser evacuados.

Mais de seis distritos escolares do norte da Califórnia decidiram não funcionar hoje, assim como a Universidade Estadual de Sonoma.

Entre o fim de setembro e o início de outubro, a zona de São Francisco costuma conviver com clima quente e seco, condição propícia para o surgimento de incêndios, propagados pelos fortes ventos que cobrem a região há alguns dias.

O pior incêndio na história recente da Califórnia foi em Cedar, no condado de San Diego em 2003, que destruiu mais de 2,8 mil residências. Em 2007, o incêndio de Witch, também em São Diego, destruiu mais de 1,6 mil residências. Ambos ocorreram em outubro.

(Com informações da Agência Brasil, ANSA e EFE).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo