22/08/2023
Cotidiano Economia Paraná

Foz do Iguaçu retoma atividades de turismo nesta quarta (10)

Para a Prefeitura de Foz do Iguaçu a pandemia do novo coronavírus está sob controle. O município está com 165 casos positivos da doença

foz do iguaçu

 

Foz do Iguaçu retoma atividades de turismo nesta quarta (10) (Foto: Zig Koc)

Foz do Iguaçu reabrirá os atrativos turísticos nesta quarta (10). O anúncio foi feito pelo secretário de Turismo Gilmar Piolla, após entender que a pandemia do novo coronavírus está sob controle. O município está com 165 casos positivos da doença, segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde.

Conforme o secretário  de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla a reabertura inclui também os hotéis e resorts de turismo de lazer e a expectativa inicial é atender a comunidade local e o público regional.

De acordo com a Secretaria de Turismo, desde o dia 18 de março, portanto, há mais de 80 dias, que o turismo de Foz do Iguaçu suspendeu as atividades em função da pandemia. Porém, comércio e serviços não essenciais já voltaram a funcionar no dia 22 de abril. De lá para cá, o turismo vem se preparando para a retomada. O setor se uniu para construir, em parceria com a equipe técnica de epidemiologia, os protocolos de segurança sanitária para cada segmento do turismo.

Conforme Piolla, medidas preventivas serão tomadas. Assim, para identificar e testar os casos sintomáticos, serão montadas barreiras sanitárias nos atrativos turísticos e nos hotéis e resorts de maior porte. Ainda será exigido o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária instituídos pelo Decreto Municipal nº 28.124, de 8 de maio, que estabeleceu as normas de funcionamento.

Além disso, os empreendimentos também devem assinar um termo de responsabilidade no qual se comprometem a respeitar os protocolos de segurança sanitária. E colaborar com a Secretaria Municipal da Saúde na busca ativa de colaboradores e clientes com sintomas compatíveis com a Covid-19.

QUESTIONÁRIO

Antes do ingresso nos atrativos, o visitante deverá responder, na barreira sanitária, um questionário sobre sintomas respiratórios. Podem também apresentar autoavaliação feita por meio de um aplicativo, o CovidPR, disponível nas plataformas Android e IOS. O aplicativo estará conectado com a central do Plantão Coronavírus.

O uso de máscaras é obrigatório para colaboradores e visitantes, assim como a higienização das mãos e o distanciamento social, dentre uma série de medidas protetivas. Turistas que testarem positivo serão colocados em isolamento social por 14 dias. Porém, deverão arcar com os custos de hospedagem.

Hotéis executivos, pousadas e hostels voltaram a funcionar no dia 11 de maio. Atrativos, hotéis l e resorts de lazer reabrem dia 10 de junho. Já as atividades de pequeno porte têm previsão de recomeçar no dia 28 de julho, e os de grande porte, em 3 de setembro. Fronteiras do Brasil com Argentina e Paraguai permanecem fechadas por tempo indeterminado.

De acordo com Piolla, a retomada será um aquecimento para a normalidade pós-pandemia, “Estamos conscientes dos cuidados e da nossa responsabilidade. Sabemos que a retomada do turismo será lenta e gradual. Esse recomeço será com a comunidade local e o público regional. Mas a reabertura mostrará que estamos preparados para a nova normalidade que virá no pós-pandemia. Será um aquecimento. Quando o turismo voltar pra valer, já estaremos embalados”.

LIVE MARCA A RETOMADA

Para marcar a retomada, a usina de Itaipu será cenário de uma live solidária com o cantor iguaçuense Gabriel Smaniotto. Será na quarta (10) às 17h30, diretamente do Mirante Central, tendo como fundo a barragem da usina. O show, transmitido em canais de parceiros, arrecadará fundos para os trabalhadores do turismo, um dos mais atingidos economicamente pela pandemia de Covid-19.

LIÇÃO DE CASA

Foz do Iguaçu se preparou para o enfrentamento da pandemia, comenta o prefeito Chico Brasileiro. De acordo com ele, uma estrutura hospitalar com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 70 leitos de enfermaria foi montada para atender os doentes.

Conforme o prefeito, a cidade montou também um serviço de WhatsApp 24 horas para o Plantão Coronavírus. O município foi um dos primeiros do Brasil a decretar o uso obrigatório de máscaras para toda a população. Habilitou dois laboratórios para fazer testagem de exames.

E é hoje a cidade com o maior número de testes por habitantes do Paraná. Até ontem (7), contabilizava 165 casos confirmados, a maioria importados, e três mortes. Índice de ocupação dos leitos de UTI gira em torno de 10 a 15%. “População colaborou. Fizemos a nossa lição de casa e agora estamos prontos para a retomada do turismo”.

APOIO DA ITAIPU

A Itaipu Binacional é uma das principais apoiadoras dessa retomada do turismo, junto com o programa Acelera Foz, que reúne um conjunto instituições.

De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, Foz do Iguaçu vai sair à frente porque adotou todas as medidas sanitárias pra esse recomeço sempre primando pela “nossa gente”. Conforme o diretor, isso foi possível porque houve união e propósito. “Desde o começo, o governo federal tem olhado com muito carinho pra essa região, que tem vocação turística e está dando um passo importante adiante”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.