O produtor Vilmar da Boa Ventura é um dos agricultores familiares que mora no interior de Foz do Jordão. E é na pequena propriedade que ele mantém, que 500 metros quadrados estão reservados para um projeto piloto. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Jauri Quatrin, trata-se de um experimento com o plantio de duas espécies de sementes de alho.
Assim como Jauri, a comunidade de Recanto Feliz, que fica a 17 quilômetros da sede do município, agrega mais de 100 famílias de pequenos produtores. Eles criam gado leiteiro, exploram a pesca no Alagado do Iguaçu e plantam hortifrutigranjeiros. Própria da agricultura familiar, a produção é, principalmente, de subsistência. Conforme Quatrin, as propriedades têm em média entre um e cinco hectares.
Entretanto, parte da produção destina-se a programas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ou vendida em feiras. “Retomamos as feiras aos sábados, onde o produtor vende o produto. Em contrapartida, as famílias levam alimentos saudáveis para a mesa durante as refeições”.
SUPORTE
Além dessa retomada, o município também dá suporte ao agricultor por meio da Associação Frutifoz, segundo o secretário. “Apoiamos no recolhimento dos produtos e na entrega nos programas da Conab. Também fornecemos acompanhamento com agrônomo e técnico para os pequenos produtores da agricultura familiar”.
Conforme Quatrin, para diversificar a pequena propriedade rural, ele saiu de buscas de alternativas. “Como tenho um familiar que trabalha Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagre), ele nos cedeu sementes de alho”.
De acordo com o secretário, as sementes estão plantadas na propriedade de Vilmar. É lá que o desenvolvimento da semente será acompanhado. “A partir disso vamos avaliar a possibilidade de produção em outras comunidades. Com isso pretendemos possibilitar uma nova renda na agricultura familiar, proporcionando o cultivo de um produto diferenciado”.
Leia outras notícias no Portal RSN.