Da Redação, com Álvaro Borges
Foz do Jordão – O Município de Foz do Jordão sediou no nessa quarta feira (21) a 3ª Mostra de Artesanato da Cantuquiriguaçu. O encontro aconteceu no Teatro Municipal João Maurina e a exposição dos trabalhos dos artesãos ocorreu na Praça da Bíblia.
Estiveram presentes artesãos de diversos municípios da Cantuquiriguaçu, dentre eles: Nova Laranjeiras, Cantagalo, Candói, Campo Bonito, Pinhão, Laranjeiras do Sul e Goioxim. Pela manhã aconteceu a Palestra “Artesanato: tendências e design”, ministrada pela consultora credenciada do SEBRAE-PR Izamara Carniatto. Após a palestra, foram organizados workshops para debater diversos assuntos ligados a técnicas para a confecção de peças em artesanato, além das potencialidades do artesanato territorial.
O evento foi realizado numa parceria do Departamento de Turismo e Cultura da Prefeitura de Foz do Jordão com o Conselho de Desenvolvimento do Território da Cantuquiriguaçu (Condetec), Lagos e Colinas e Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, numa realização (Adetur) da Emater, Seab – PR e Sebrae.
O Prefeito Neri Quatrin participou do encontro acompanhado da primeira dama Silvana Quatrin. Estiveram presentes também o Coordenador Regional do SEBRAE Edson Braga, a extensionista da Emater Teresinha Busanello Freire, o secretário executivo da Cantuquiriguaçu João Muniz e o Presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Jordão Glaciano de Oliveira.
A mostra de artesanato é realizada no território da Cantuquiriguaçu desde o ano de 2013. Já foram atendidos mais de 600 artesãos e produtores rurais que percebem no artesanato uma oportunidade econômica para suas propriedades rurais. Neste ano o objetivo do encontro foi discutir aspectos referentes às tendências e design do artesanato no contexto atual, oportunizando aos participantes o conhecimento de técnicas para o desenvolvimento dos trabalhos.