22/08/2023
Economia

Fraco desempenho do PIB já era esperado, diz presidente da Fiep

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo, afirmou que o fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2012, divulgado nesta sexta-feira (1º), não chega a ser surpreendente. “Infelizmente todas as previsões já indicavam que teríamos uma queda no ritmo de crescimento de nossa economia”, disse Campagnolo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, em relação a 2011, a expansão do PIB nacional foi de apenas 0,9%. O destaque positivo ficou com setor de serviços (crescimento de 1,7%), enquanto que a agropecuária (-2,3%) e a indústria (-0,8%) registraram queda no ano. Assim, o PIB em valores correntes alcançou R$ 4,403 trilhões em 2012. Já o PIB per capita ficou em R$ 22.402, mantendo-se praticamente estável (0,1%) em relação a 2011.

Apesar do fraco desempenho da economia no último ano, Edson Campagnolo acredita em uma recuperação no nível de crescimento em 2013. “Ao longo do ano passado, o governo federal adotou uma série de medidas de incentivo ao setor produtivo, especialmente à indústria. Algumas dessas medidas, como a desoneração da folha de pagamentos para vários setores, só devem apresentar resultados a partir deste ano”, afirmou o presidente da Fiep. “Isso terá reflexo no desempenho da economia em 2013 e, acredito, teremos um índice maior de expansão do PIB, com a expectativa que alcance 3% ou mais”, completou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.