Um programa de intercâmbio que prioriza a troca de experiência e valorização da educação do campo deve receber na próxima semana os primeiros estudantes das Casas Familiares da França. O grupo da região de Rhône-Alpes integra um programa de intercâmbio com estudantes do Paraná, que levará, em dezembro, alunos paranaenses à França para conhecer como os jovens do meio rural francês recebem qualificação.
Durante o ano, 150 franceses, entre estudantes, monitores e professores, visitarão as Casas Familiares Rurais do Paraná. O objetivo é valorizar a educação do campo e a permanência do jovem na sua localidade, com qualificação profissional que atenda às necessidades regionais. Também é a oportunidade de contato com uma cultura diferente.
O primeiro grupo de 12 alunos chegará no Paraná na próxima segunda-feira (08). Eles participarão de atividades dos cursos técnicos de agroequipamentos (conserto de equipamentos agrícolas), na Casa Familiar Rural de Santa Maria do Oeste, no Centro-Sul do Estado.
Na terça-feira (09) outro grupo, com seis jovens, chega ao Estado. A comitiva será recebida pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns. Em seguida, os estudantes vão participar de atividades de energia elétrica na Casa Familiar Rural de Sapopema, na região Norte.
O intercâmbio é promovido pelo Governo do Estado em parceria com a União Nacional das Casas Familiares Rurais Francesas da região de Rhône-Alpes.