Da redação, com assessoria/Foto skyscrapercity.com – Edição Bárbara Franco
A secretária estadual da Fazenda divulgou no final do mês de agosto os índices de participação dos municípios no ICMS (Imposto sobre Circulação de Serviços e Mercadoria).
Os dois municípios com maior participação nominal continuam sendo Francisco Beltrão e Pato Branco. Segundo o coordenador da Delegacia Regional da Receita Estadual, Arlindo Zanela, municípios mais industrializados conseguem um índice de arrecadação maior.
No total, 25% do bolo do ICMS é dividido entre os municípios e 75% fica para o estado.
Francisco Beltrão terá uma participação de 35 milhões 988 mil 853 reais. Em segundo vem Pato Branco, com 35 millhões 887 mil 106 reais e DV vem em terceiro com 24 milhões 961 mil e 253 reais. No caso de Clevelândia, que teve a segunda melhor variação de 2014 para 2015 no Paraná, o fator determinante para o aumento da participação foi a questão ambiental, que representa 13,17% do total.
Em Francisco Beltrão, município com o maior orçamento do Sudoeste previsto para o ano que vem, apenas 0,1% do total vem do fator ambiental. Em São João e Dois Vizinhos, a produção agropecuária ajudou a alavancar o orçamento. No total, a fatia do Sudoeste corresponde a 404 milhões de reais. O montante faz parte do orçamento para o ano que vem.