O coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Michele Caputo (PSDB), apresentou nessa segunda (30) o relatório das reuniões do grupo de trabalho. O documento que traça um panorama da situação da pandemia, acompanhando os números da evolução da doença no Estado em relação ao restante do País, traz 11 recomendações para o enfrentamento da pandemia no Estado. Além disso, o documento apresenta as atividades desenvolvidas pela Frente Parlamentar durante 14 meses de atuação, entre os meses de junho de 2020 e agosto de 2021.
O documento entregue ao presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), foi apresentado aos parlamentares durante a sessão plenária. Assim, o relatório alerta que ente as estratégias para o enfretamento da pandemia nos próximos meses, estão ampliação da testagem com uso do teste de detecção de antígenos; o planejamento para aplicação da terceira dose da vacina e o planejamento para aplicação da primeira dose da vacina em adolescentes e crianças. Além disso, a manutenção da retaguarda de leitos e a elaboração de protocolos para retomada segura dos eventos e do turismo.
Conforme as informações, o relatório também recomenda estratégias para retomada dos serviços de saúde, como consultas, exames e cirurgias eletivas. Traz ainda o apoio à vacina da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a criação de uma rede de monitoramento de novas cepas e o planejamento para a Operação Verão de forma segura. Por fim, recomenda a criação de uma rede de atendimento pós-covid e a ampliação dos serviços e atendimentos em saúde mental. A atuação do grupo resultou em dois projetos de lei e quatro requerimentos.
DUAS LEIS
Assim, o projeto de lei 527/2020, que inclui dosagem de Vitamina D, no rol de exames de rotina nas unidades de saúde do Paraná. Já o projeto 168/2021, estabelece diretrizes para criação do programa Bolsa Cultura Paraná. A Frente Parlamentar é composta por 31 deputados, divididas em 11 subcoordenações.
Por fim, o presidente da Alep, Ademar Traiano destacou o trabalho do grupo de deputados nesse período de enfrentamento da pandemia e a importância dessas discussões no Poder Legislativo. “É um relatório impressionante, com dados estatísticos, com informações corretas em relação à crise causada pela pandemia que vivemos. O Poder Legislativo, mais uma vez, dá uma demonstração em episódios marcantes e se posicionando de forma presente e com dados técnicos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.