22/08/2023


Paraná Política

Frente parlamentar traz relatório com recomendações para pandemia

Grupo de trabalho formado por 31 parlamentares, apresenta relatório com 11 pontos para conter avanço do coronavírus no Estado

TRAIANO E CAPUTO

Grupo de trabalho formado por 31 parlamentares, apresenta relatório com 11 pontos para conter avanço do coronavírus no Estado (Foto: Dálie Felberg/Alep)

O coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Michele Caputo (PSDB), apresentou nessa segunda (30) o relatório das reuniões do grupo de trabalho. O documento que traça um panorama da situação da pandemia, acompanhando os números da evolução da doença no Estado em relação ao restante do País, traz 11 recomendações para o enfrentamento da pandemia no Estado. Além disso, o documento apresenta as atividades desenvolvidas pela Frente Parlamentar durante 14 meses de atuação, entre os meses de junho de 2020 e agosto de 2021.

O documento entregue ao presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), foi apresentado aos parlamentares durante a sessão plenária. Assim, o relatório alerta que ente as estratégias para o enfretamento da pandemia nos próximos meses, estão ampliação da testagem com uso do teste de detecção de antígenos; o planejamento para aplicação da terceira dose da vacina e o planejamento para aplicação da primeira dose da vacina em adolescentes e crianças. Além disso, a manutenção da retaguarda de leitos e a elaboração de protocolos para retomada segura dos eventos e do turismo.

Conforme as informações, o relatório também recomenda estratégias para retomada dos serviços de saúde, como consultas, exames e cirurgias eletivas. Traz ainda o apoio à vacina da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a criação de uma rede de monitoramento de novas cepas e o planejamento para a Operação Verão de forma segura. Por fim, recomenda a criação de uma rede de atendimento pós-covid e a ampliação dos serviços e atendimentos em saúde mental. A atuação do grupo resultou em dois projetos de lei e quatro requerimentos.

DUAS LEIS

Assim, o projeto de lei 527/2020, que inclui dosagem de Vitamina D, no rol de exames de rotina nas unidades de saúde do Paraná. Já o projeto 168/2021, estabelece diretrizes para criação do programa Bolsa Cultura Paraná. A Frente Parlamentar é composta por 31 deputados, divididas em 11 subcoordenações.

Por fim, o presidente da Alep, Ademar Traiano destacou o trabalho do grupo de deputados nesse período de enfrentamento da pandemia e a importância dessas discussões no Poder Legislativo. “É um relatório impressionante, com dados estatísticos, com informações corretas em relação à crise causada pela pandemia que vivemos. O Poder Legislativo, mais uma vez, dá uma demonstração em episódios marcantes e se posicionando de forma presente e com dados técnicos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo