Depois de três dias de muito frio em Guarapuava e Região, a massa de ar polar começa a perder força. Ainda nesta sexta (30), houve geada e temperaturas negativas no início da manhã. Conforme as previsões, no fim de semana as condições não devem se repetir. Não haverá registros de temperatura negativa nem geadas.
Segundo o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Reinaldo Kneib, as temperaturas mais baixas de hoje (30) ocorreram em General Carneiro com -7,3ºC, Guarapuava (na estação meteorológica do Distrito de Entre Rios) onde a mínima chegou a -4,3ºC e União da Vitória com -3,9ºC. Ao todo 26 cidades do Paraná amanheceram com temperaturas negativas.
Conforme os meteorologistas não houve neve por conta das condições atmosféricas não favoráveis. “Não houve neve pois desta vez, o clima está seco, o que dificulta a formação de neve ou chuva congelada”.
RECORDES
Ainda conforme as estações do Simepar houve nesta semana recordes de temperaturas mínimas em 2021 nos municípios de Altônia (1,1ºC), Antonina (2,8ºC), Baixo Iguaçu (-1,7ºC), Cerro Azul (-2,5ºC), Cornélio Procópio (2,0ºC), Foz do Iguaçu (-1,8ºC), Guaíra (-0,9ºC), Guaratuba (5.0ºC), Lapa (-3,6ºC), Paranaguá (5,5ºC), Pinhais (-2.7ºC), Santa Helena (-2.3ºC) e União da Vitória (-3.9ºC).
PREVISÃO
Entretanto, a expectativa é de que a massa de ar polar já comece a perder força na tarde de hoje (30). Desse modo, o sábado (31), já não deve registrar geadas e temperaturas negativas. Conforme os meteorologistas, o dia amanhece com 4ºC e a máxima esperada é de 13ºC. Ainda segundo a previsão, o céu deve ficar nublado e pode chover.
No domingo (1), o dia fica ainda mais quentinho. O sol não deve predominar, e as temperaturas variam entre 8ºC e 13ºC. A semana começa com temperaturas mais agradáveis do que as dessa semana.
Leia outras notícias no Portal RSN.