22/08/2023


Guarapuava Saúde

Frio provoca aumento de casos de síndrome gripal em Guarapuava

Conforme a Secom, nas últimas 5 semanas, a Upa do Trianon registrou aumento de 15% no número de pacientes com síndrome gripal

UPA BATEL

Conforme a Secom, nas últimas 5 semanas, a Upa do Trianon registrou aumento de 15% no número de pacientes com síndrome gripal (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Com a chegada de um outono, período de temperaturas mais baixas, o impacto do frio no sistema imunológico pede cuidado com possíveis contaminações. E não apenas em relação à covid-19, mas também com a síndrome gripal (H3N2). Um termômetro disso é o aumento dos atendimentos desses pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (Upa) de Guarapuava.

Conforme a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura, nas últimas cinco semanas, a Upa do Trianon o número de pacientes atendidos com síndrome gripal aumentou 15%. Desse modo, no período houve 7.422 consultas, das quais 1.863 estavam relacionadas à gripe. Já na Upa do Batel, o aumento chegou a 10%. Porém, vale ressaltar que dos 10.731 atendimentos no mesmo período, 3.052 estavam relacionados à gripe. E isso equivale a 28,4% do total de consultas.

PREVENÇÃO

De acordo com o médico chefe da divisão epidemiológica, Hiagor Silva, trata-se de um vírus. Por isso, os cuidados para evitar a transmissão da H3N2 são similares aos usados contra a covid-19. “Mesmo sendo um vírus menos transmissível e que de certa forma já está entre nós há algum tempo, higienizar as mãos com álcool gel, evitar lugares fechados e até mesmo o uso de máscaras evitam uma possível contaminação. E claro, manter a vacinação contra a gripe em dia”.

Por fim, como a síndrome gripal possui alguns sintomas similares à covid-19, Hiagor ainda destaca a importância em ter um diagnóstico correto antes de começar qualquer tipo de tratamento. “Quando dado o diagnóstico, é recomendado que o paciente permaneça em repouso. E siga a receita de medicamentos feita pelo médico de uma de nossas unidades de pronto atendimento”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo