22/08/2023
Educação

Fronteira Sul oferece vagas de mestrado para haitianos

imagem-68237

O Curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul oferece duas vagas suplementares para candidatos haitianos.

As inscrições devem ser realizadas até  16 de março de 2014, via correio eletrônico, nos seguintes endereços: sec.acad.ls@uffs.edu.br>;  sec.ppgadr@uffs.edu.br e ao coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável Gilmar Franzener gilmar.franzener@uffs.edu.br.

Poderão se inscrever no Processo Seletivo Especial candidatos haitianos, residentes no Haiti, que concluíram curso superior de graduação reconhecido por instância legal do país onde o curso foi realizado, e candidatos haitianos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de graduação até o ato de matrícula.

Para a inscrição, o candidato deve encaminhar os documentos digitalizados constantes no item 3.2 do Edital nº 100/UFFS/2014, o qual está disponível no sítio da UFFS. A relação dos inscritos aprovados no processo seletivo será divulgada a partir de 17 de março, no sítio da UFFS www.uffs.edu.br 

Os candidatos aprovados, ao ingressarem regularmente no curso, terão até 90 dias para apresentar os documentos comprobatórios referentes ao item 3.2 do edital.

O candidato deve comprovar também, no ato da matrícula, a regularidade de sua situação no Brasil. Caso isso não seja possível, terá até 90 dias, a contar da data da matrícula, para apresentar documento de regularização. O candidato que não cumprir esse prazo terá seu vínculo com o programa e a UFFS cancelado.

O processo seletivo constará de análise de curriculum vitae e análise do pré-projeto. A divulgação do resultado final do processo seletivo deverá ocorrer a partir de 19 de março.

“Este edital para vagas suplementares faz parte do compromisso e esforço da UFFS, não apenas no aspecto acadêmico, mas também na contribuição social e humanitária ao Haiti”, afirma o coordenador do Programa , Gilmar Franzener. “Esses estudantes, ao concluírem o mestrado e retornarem ao Haiti poderão prestar grande contribuição para a reconstrução daquele país, principalmente na formação intelectual de novos profissionais”, complementa o docente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.