A fumicultura tem papel central na economia de Prudentópolis, sendo responsável por movimentar mais de R$ 200 milhões por ano e por garantir o sustento de mais de 1.400 famílias rurais. Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura, na safra 2022/2023, o município registrou uma produção total de 11.404 toneladas de tabaco. A área plantada somou 4.980 hectares.
O Valor Bruto da Produção (VBP) atingiu R$ 201.178.869, representando 15,2% de toda a produção agropecuária local. Trata-se do segundo maior índice entre as culturas agrícolas, atrás apenas da soja. De acordo com a Prefeitura, na safra 2023/2024, Prudentópolis ocupa a 10ª colocação no ranking nacional de produção de tabaco.
São 1.433 produtores e uma safra estimada em 9.585 toneladas. Números esse que, conforme, a Agricultura, reafirmam a importância da cultura para a geração de renda e o desenvolvimento do município.

Comitiva de Prudentípolis na Alep (Foto: Ascom/Prefeitura de Prudentópolis)
APOIO DA PREFEITURA
Diante da relevância do setor, o prefeito Adelmo Klosowski, participou nessa terça (15), em Curitiba, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em apoio aos fumicultores paranaenses. Conforme a pauta, o encontro teve como foco a discussão do Projeto de Lei 119/2023, que propõe mudanças nas regras de classificação do tabaco. Os produtores buscam garantir mais justiça e transparência na comercialização do produto.

Adelmo e comitiva (Foto: Ascom/Prefeitura de Prudentópolis)
Adelmo esteve acompanhado por vereadores do município e pelo secretário municipal de Agricultura, Claudinei Beló. A comitiva representou o apoio institucional da Prefeitura aos produtores rurais, especialmente àqueles envolvidos na cadeia produtiva do fumo.
“Nosso papel como gestores públicos é estar ao lado dos agricultores, ouvindo suas demandas e buscando soluções justas”.
Leia outras notícias no Portal RSN.