22/08/2023


Geral

Funcionários do Sindicato Rural praticam ginástica laboral

imagem-68699

 Desde o início do mês de março, o Sindicato Rural de Guarapuava está disponibilizando aos seus funcionários, todas às quartas-feiras, das 8h às 8h15, a realização da Ginástica Laboral. A técnica está bastante difundida nas empresas, pelos seus benefícios físicos e psicológicos. O professor de Educação Física André Luiz Silva Loiola explica que, na verdade, esse tipo de ginástica já é antigo, iniciou na Polônia, em 1929 e mesmo de forma simples possuía o mesmo objetivo de hoje: melhorar as condições de trabalho dos funcionários. No Brasil, a ginástica começou a ser praticada em 1930.

  Dentre os principais benefícios, Loiola destaca a prevenção de LER (Lesões por Esforços Repetitivos). “Além disso, promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade, melhora da coordenação, ritmo, agilidade e postura. Há uma melhora também na sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho e reduz a sensação de fadiga”, ressalta.

 Além do físico, a prática leva a proveitos psicológicos, porque proporciona um momento diferente, de integração para os funcionários, melhorando a autoestima, o desenvolvimento de uma consciência para a prática de exercícios físicos e uma motivação para enfrentar a jornada de trabalho.

Com isso, a ginástica laboral também traz vantagens para a empresa, como a redução dos gastos com afastamento e substituição de pessoal, diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões, melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade, além de maior produtividade.

 “É importante frisar que essa prática não substitui o exercício físico, mas contribui para uma melhora no desenvolvimento das atividades dos profissionais. É importante que tanto a empresa, como seus funcionários dêem importância para a prática”, finaliza Loiola. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo