A Fundação Araucária criou um Programa de Preservação Documental da Memória e do Fomento à Pesquisa. O objetivo, conforme a Agência Estadual de Notícias, é implantar um conjunto de ações voltadas à higienização, catalogação e digitalização do acervo. O programa se aplicará aos arquivos produzidos entre 2000 a 2020.
Executado pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (Cepedal), no campus da Unioeste em Marechal Cândido Rondon, o programa conta com a expertise de professores e pesquisadores no tratamento dos documentos. Além disso, possibilitará o acesso à produção científica, tecnológica e inovacional por parte comunidade acadêmica e apoiada pela Fundação Araucária nos 20 anos.
Além da parte física, as ações promovem uma preservação da memória à atual e futuras gerações. Dessa forma serão destinados R$ 150 mil à Unioeste, repassados em 24 meses. Assim, os itens financiáveis deste projeto são materiais permanentes e equipamentos, material de consumo, bolsa de iniciação científica e bolsa técnica. Por fim, o programa tem convênio entre a Fundação Araucária e a Fundação Universitária do Campus de Marechal Cândido Rondon (Fundecamp).
Leia outras notícias no Portal RSN.