Da Redação, com Assessoria da Ihara
Guarapuava – A Fundação Cultural Entre Rios vai receber novos incentivos fiscais por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Própria da cultura suábio-brasileira, a Fundação busca difundir a cultura da região do sudoeste da Alemanha. Instalada na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios, a entidade planeja uma série de ações que vão aproveitar esse suporte financeiro.
A maior parte do valor de R$ 20 mil será empregada na adequação do projeto de catalogação do Museu Histórico de Entre Rios, local que recebe diversos visitantes de todo o Brasil. Além disso, a Fundação tem como objetivo ampliar o incentivo à cultura da população por meio de apresentações de grupos musicais e de teatro.
“O recebimento de incentivos fiscais é importante para a manutenção desse projeto que visa preservar e promover a comunidade da cultura suábia no Brasil. Hoje, cerca de 70% do valor investido pela instituição é proveniente de parcerias com empresas”, conta Viviane Schüssler, gerente sociocultural da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, que acredita que mais de 50 mil pessoas serão atingidas pelas ações da entidade.
Uma das companhias engajadas em contribuir com esse projeto é a Ihara. A tradicional empresa paulista tem em suas premissas o apoio a atividades culturais, como concertos musicais e peças de teatro. “Temos por hábito patrocinar ações que ampliem o conhecimento da população. Atividades de reconhecimento cultural como as realizadas pela Fundação são fundamentais, já que valorizam a história de nosso país”, diz José Gonçalves do Amaral, diretor superintendente da empresa. Segundo o executivo, basicamente, esse projeto valoriza a trajetória de algumas das grandes colônias do Sul, com foco na importância da tradição dos imigrantes por meio de museus e parques históricos, mantendo vivas as raízes desses países na região.