Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Equipes da Fundação Proteger e a Secretaria de Assistência Social participaram de uma capacitação sobre o Programa Família Acolhedora, que será implantado em Guarapuava ainda neste mês. O evento aconteceu nessa quinta feira (06). A capacitação das equipes, continua nesta sexta (07), durante o dia todo, e é voltada, principalmente, para os técnicos da Fundação e da assistência.
A capacitação foi ministrada pela Coordenadora do Família Acolhedora de Cascavel, Neusa Figueiredo Cerutti. Na ocasião, ela apresentou a experiência do município com o programa, dando sugestões e instruções para a implantação e desenvolvimento do Programa aqui em Guarapuava. “Estamos empenhados em colocar em prática mais essa iniciativa de proteção para as crianças e adolescentes. O programa só funciona se todos estiverem unidos para desenvolver um bom trabalho”, explica a presidente da Fundação Proteger, Eliane De Carli.
O Programa cadastra e capacita famílias para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, em que é necessário o afastamento temporário do convívio familiar de origem.
O lançamento da Família Acolhedora em Guarapuava será no dia 25 de Abril. “Aqui em Guarapuava serão cinco famílias que vão acolher esses menores. O acolhimento representa a continuidade de uma convivência familiar sadia para a criança ou o adolescente”, explica Eliane De Carli.