22/08/2023
Mundo

Furacão Matthew se enfraquece, mas ainda ameaça

imagem-120240

Do site da Veja

Estados Unidos – O furacão Matthew se enfraqueceu nas primeiras horas desta sexta (07), da categoria 4 para 3, antes de chegar à Flórida, no sul dos Estados Unidos. Por volta das 3h (de Brasília), o Matthew tinha ventos de 200 km/h por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões de Miami. As previsões são de que o olho do furacão passará sobre a costa leste da Flórida.

“Vamos ter uma tempestade catastrófica”, comentou o governador da Flórida, Rick Scott. “Não temos uma tempestade assim na Costa Leste há bastante tempo.” O Matthew deixou um rastro de morte e destruição no Caribe. Pelo menos 343 pessoas morreram na região, sendo a maior parte deles no Haiti.

Mais de 21.000 pessoas foram transferidas para abrigos em todo o território haitiano e a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 1,1 milhão de pessoas tenham sido afetadas e pelo menos 350.000 estão precisando de assistência.

A relutância dos residentes em evacuarem pode ter feito o número de mortos subir. Uma equipe de assistência da Agência para Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos sobrevoou as áreas afetadas na quarta (05) relatando uma “destruição significativa”, incluindo moradias com os tetos arrancados, danos de infraestrutura e alagamentos. Os riscos de enchentes e deslizamentos de terras continuam após a tempestade e grupos de ajuda estão preocupados com um possível aumento dos casos de cólera.

 

ENERGIA

Aproximadamente 180.000 pessoas estão sem energia elétrica no litoral da Flórida. De acordo com a companhia Flórida Power & Light, a principal elétrica do Estado, por volta da 1h (hora local), 179.980 pessoas estavam sem luz, a maioria em Palm Beach (71.010) e Martin (26.430).

O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou nesta quarta, uma declaração de emergência para os estados da Flórida, Carolina do Sul e Geórgia que permite destinar ajuda federal para lidar com as “condições de emergência” provocadas pelo Matthew.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo