22/08/2023
Esportes Paraná

Futsac: um esporte novo e com sotaque paranaense

imagem-112293

Da Redação, com Assessoria/Alep

Curitiba – Vamos jogar uma partida de “futsac”? Ficou em dúvida sobre o que estou falando? Não se preocupe: essa modalidade esportiva é ainda desconhecida da maioria dos brasileiros. Ela só foi reconhecida recentemente, como o primeiro esporte de quadra criado no estado do Paraná, com a sanção pelo governador Beto Richa da Lei estadual nº 18.739/2016.

Essa nova lei surgiu a partir de um projeto apresentado pelo deputado Ney Leprevost (PSD), propondo que o futsac ganhasse o status de modalidade esportiva criada no Paraná. Em seguida, o projeto foi debatido e aprovado pelos parlamentares durante uma série de reuniões e votações que aconteceram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “É muito interessante ter um esporte criado por um curitibano e que já possui federações pelo país. Nós temos que estimular as nossas crianças, os nossos jovens a praticarem esportes. Parabéns aos criadores do Futsac”, disse Leprevost, ainda durante as votações da proposta.

INOVADOR

O idealizador do esporte, o curitibano Marcos Juliano Ofenbock, acompanhou os debates na Alep e afirmou considerar o reconhecimento por parte do Legislativo estadual de extrema importância para expansão do esporte no Paraná e em todo o Brasil: “Com essa chancela, nós temos agora caminho livre para trabalhar com objetivo de inserir o ‘futsac’ na grade curricular das escolas estaduais”, emendou. “Com essa oficialização, novas portas se abrem para um esporte genuinamente paranaense”, frisou. Ofenbock, que é também o presidente da Confederação Brasileira de Futsac, disse que havia mais de 40 anos que um novo esporte não era inventado no Brasil. O último havia sido o Futevôlei, no Rio de Janeiro.

O futsac é uma mistura de futebol, futevôlei e tênis, praticado em uma quadra de 5 x 10 metros, com uma rede divisória de 1,5 metro de altura. O jogo, que pode ser individual ou em dupla, tem como objetivo não deixar a bolinha cair no seu campo e devolvê-la por cima da rede ao adversário. São disputados três sets de 21 pontos. O esporte é praticado com uma bolinha de crochê recheada com plástico granulado, pesando apenas 50 gramas. As bolinhas são feitas por crocheteiras da Associação Curitibana de Crochê e recheadas com plástico reciclado, proveniente de garrafas Pet. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.