22/08/2023
Política

Gabinete é reaberto; deputado tem 10 dias para se defender

imagem-5561

Guarapuava – A equipe que trabalha no gabinete do deputado estadual Fernando Carli Filho reabriu as portas e voltou a trabalhar.
Segundo a assessoria de imprensa do deputado, a decisão de fechar o escritório foi uma atitude de “respeito a toda situação” pela qual o deputado está passando. Ainda segundo a assessoria, os trabalhos no interior não foram suspensos.
Sem o parlamentar, o ritmo de trabalho no gabinete ficou mais lento. “A ausência do deputado deixa as coisas diferentes, porque era ele que dava as coordenadas do trabalho”, comentou o assessor Paulo Esteche ao jornal Gazeta do Povo.
Nesta segunda-feira, dia 18, o advogado Roberto Brzezinski Neto foi contratado pela família de Carli Filho para defendê-lo.
Ele adiantou à Gazeta do Povo que só deve se pronunciar sobre a defesa do parlamentar depois de estudar o inquérito. “Vou atuar somente na área criminal. Não ficarei responsável por defendê-lo na Assembleia”, explicou.
Ainda ontem a Comissão de Ética da Assembleia deu o prazo de 10 dias para que o deputado de Guarapuava apresente a sua defesa contra a possível cassação de mandato.
A notificação foi encaminhada pelo corregedor-geral da Assembleia Legislativa, Luiz Accorsi (PSDB).
Accorsi terá 30 dias para apresentar o relatório final baseado na defesa de Carli Filho e nas investigações policiais. Uma vez concluído, o relatório será entregue
à Mesa Executiva da Assembleia, que deve encaminhar o processo para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Esta, por sua vez, terá mais 30 dias para elaborar um relatório recomendando a cassação ou não do mandato de Carli Filho.
O que será analisado pela Comissão no caso de quebra de decoro parlamentar é o fato de Carli Filho dirigir com carteira de habilitação suspensa e alcoolizado. A última etapa do trâmite será a votação do relatório no plenário. Segundo a Constituição Estadual, a votação tem de ser aberta.

Com informações do jornal Gazeta do Povo on line

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.