Desde as primeiras horas da manhã desta segunda (1º), uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e do Gepatria (Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa) movimentou a Câmara de Vereadores de Guarapuava.
Os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão no gabinete do vereador Pablo Almeida (PP), ex-secretário da Educação. A operação contou com a presença do procurador da Câmara, Dr. Ramon Barbosa e Silva, que abriu a casa legislativa em cumprimento à exigência judicial.
Conforme a promotora responsável pelo caso, a ação ocorreu com o objetivo de recolher provas para a apuração de possíveis irregularidades. Não houve prisões durante a operação, e o vereador Pablo não estava presente no momento da ação.
Contudo, segundo relato do vereador ao Portal RSN, na manhã desta segunda (1º), ele está “procurando informações para saber do que se trata a operação.” A Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal divulgou uma nota confirmando a operação, e informou que a “Câmara Municipal de Guarapuava e seus
servidores colaboram integralmente com as determinações judiciais”. Confira a baixo a nota na íntegra:
“O Poder Legislativo de Guarapuava comunica que recebeu o Mandado de Busca e Apreensão para a realização de buscas no gabinete do vereador Pablo Almeida. O Mandado, expedido pela 2ª Vara Criminal de Guarapuava,
foi executado pelo Gaeco e Gepatria na manhã desta segunda-feira, 01 de julho de 2024.
Informa-se ainda que a Câmara Municipal de Guarapuava e seus servidores colaboram integralmente com as determinações judiciais. Pablo Almeida assumiu o cargo de vereador em 01 de abril de 2024, após período licenciado, enquanto esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação.”
Leia outras notícias no Portal RSN.