22/08/2023
Região Segurança

Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão contra jogos de azar

Gaeco desencadeou a terceira fase da Operação Di Venezia e cumpre mandados em três residências em Ponta Grossa e em empresa de Goioerê

caça niqueis

Gaeco cumpre mandados em casas de caça niqueis (Foto: Pixabay)

Quatro mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta quarta (22) em Ponta Grossa e Goioerê. Conforme o Ministério Público do Paraná, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) desencadeou a terceira fase da Operação Di Venezia.

De acordo com o MP, a investigação apura exploração de jogos de azar, organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva. Os mandados expedidos pela 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa faz buscas em três residências e uma empresa em Goioerê. Isso porque, segundo o MP, há bingo eletrônico e caça-níqueis em Ponta Grossa, mas com origem em Goioerê. Essa empresa atua como mecanismos de financiamento da atividade ilegal e de lavagem dos ativos. A operação também investiga o possível pagamento de propina a agentes públicos.

Conforme o MP, a Operação Di Venezia começou em outubro de 2017. De lá para cá, o MP já ofereceu nove denúncias contra 27 réus. Eles estão incluídos em delitos de organização criminosa, exploração de jogos de azar, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva e tráfico de influência.
Além disso, 13 casas de exploração de jogos de azar já estão fechadas em Curitiba e Ponta Grossa. Também houve a apreensão de veículos e o sequestro de três imóveis obtidos com o lucro da contravenção.
De acordo com o MP, dois policiais militares já foram condenados por corrupção e por integrarem a organização criminosa. Eles repassavam informações sobre ações policiais aos contraventores. Três outros réus estão condenados por lavagem de dinheiro. Os demais réus aguardam os julgamentos em liberdade.
Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.