O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, deflagrou nesta manhã (13), a Operação Reembolso em Guarapuava. A operação ainda agiu em mais três cidades do estado, Mariópolis, Chopinzinho e Capanema.
De acordo com o Ministério Público do Paraná, a investigação apurou que dois policiais militares rodoviários de Mariópolis, exigiram valores de uma vítima em troca da não aplicação de multa. Isso porque os policiais constataram que a carteira nacional de habilitação (CNH) do condutor estava vencida.
Além disso, a vítima transferiu os valores por Pix para a conta bancária de uma funcionária terceirizada do posto rodoviário. Horas após a situação, a vítima descobriu que a CNH não estava vencida e pediu os valores de volta, sendo reembolsado no mesmo dia.
Conforme a investigação, o Gaeco instaurou procedimento investigatório que culminou com a deflagração da operação após descobrir o fato. O Juízo da Auditoria Militar, que deferiu os mandados, determinou ainda o afastamento dos policiais militares das funções operacionais e aplicou outras medidas cautelares diversas da prisão, como a entrega do fardamento e do armamento.
Por fim, com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, o MPPR ainda apreendeu equipamentos eletrônicos e documentos que passarão por perícia e por análise pela equipe do Gaeco.
Leia outras notícias no Portal RSN.