O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Maringá denunciou, na terça-feira (27), vinte pessoas à Justiça pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse de arma e munição de uso permitido e posse de arma de fogo de uso restrito. O grupo criminoso denunciado atua na região de Campo Mourão (região centro-oeste do Estado).
A denúncia é desdobramento da Operação Modelo, assim chamada em referência a um bairro de Campo Mourão onde residiam os líderes do grupo investigado. Durante a operação, deflagrada em junho deste ano, foram presas 14 pessoas temporariamente. Também foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão nos municípios de Campo Mourão e Umuarama.
A investigação teve início em setembro do ano passado. Segundo denúncia anônima, veículos chegariam a Campo Mourão com substâncias psicoativas. A polícia realizou então a abordagem de parte dos integrantes do grupo e as apurações prosseguiram. O GAECO aponta que a quadrilha seria responsável por efetuar o carregamento de mais de meia tonelada de maconha para o estado de São Paulo.
Entre os denunciados, 15 estão presos, dois são considerados foragidos, um está em liberdade provisória e um reside atualmente em Campo Mourão.