22/08/2023



Segurança

Gaeco desarticula quadrilha de desvio de cargas e cumpre 18 mandados de prisão

Gaeco desarticula quadrilha de desvio de cargas e cumpre 18 mandados de prisão
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarapuava deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11)l, a “Operação Trinca Ferro II”, que desarticulou grupo criminoso que atuava desviando cargas transportadas por caminhões nas estradas do Norte do Paraná.

De acordo com as investigações, o grupo “cooptava motoristas com cargas valiosas, simulava o sequestro de motoristas e o roubo de cargas, fraudava boletins de ocorrência para fins de seguro, com auxílio e orientação de policiais, e distribuía as cargas desviadas para diversos receptadores”.

Nesta manhã, o Gaeco cumpriu 45 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão. Os mandados foram cumpridos em sete estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso. De acordo com o MP-PR, o desvio identificado é de mais de R$ 3 milhões em cargas. O material apreendido será encaminhado à sede do Gaeco em Guarapuava, onde será analisado e, em seguida, apresentado à Justiça.

Cerca de 150 policiais civis e militares dos sete estados participam da Operação Trinca Ferro II. Do Paraná, participaram policiais dos Gaecos de Guarapuava, Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Curitiba e Londrina. Além disso, a ação contou com o apoio de policiais da Corregedoria da Polícia Civil e de agentes de Inteligência da Polícia Militar das Cidades de Campo Mourão (11º BPM), Toledo (19º BPM) e Francisco Beltrão (21º BPM).

Trinca Ferro

A ação desta quinta-feira é um desdobramento do esquema criminoso desarticulado pelo Gaeco em 1º de abril de 2011, na Operação Trinca Ferro. Na ocasião, atuaram núcleos do Gaeco de seis estados e integrantes da Polícia Militar do Estado do Paraná, no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva. O valor das cargas desviadas, na primeira Operação Trinca de Ferro, ultrapassava R$ 2 milhões.

Gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado é o braço do Ministério Público do Estado do Paraná que trata do combate ao crime organizado e do controle externo da atividade policial. Há unidades do Grupo em Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Guaíra e Maringá. Todas são compostas por policiais civis e militares e por integrantes do MP-PR – procuradores e promotores de Justiça – que são os responsáveis pela coordenação das ações.

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo