22/08/2023
Segurança

GAECO – Guarapuava coordena Operação Tranparaná, no combate ao roubo e receptação de cargas no Estado

imagem-5420

Guarapuava – O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, núcleo de Guarapuava, coordena na manhã de hoje, dia 13, operação policial denominada TRANSPARANÁ, que conta com a participação de policiais dos GAECOS de Guarapuava e de Curitiba, Companhia de Polícia de Choque, Serviços Reservados do BPTran, Companhia de Choque e CPC.
São 65 policiais envolvidos no cumprimento de 24 Mandados de Busca e Apreensão, nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo Criminal de Guarapuava, em investigações do GAECO que apurava a atuação de e uma quadrilha especializada no roubo de cargas e receptação. Segundo o Gaeco, durante as investigações foram identificados os modos de atuação da quadrilha, que tinha o funcionamento de uma empresa.
“Havia um líder, que levantava as cargas de interesse do bando, contatava os receptadores na Capital e em diversas cidades do interior, e depois recrutava o pessoal especializado nos roubos. Desta forma, cobriam todo o processo, roubando cargas já com comprador certo e de maneira que os participantes não se conhecessem. Até o final da manhã foram presas seis pessoas e apreendidos pneus, cosméticos, equipamentos eletrônicos e hospitalares, todos procedentes de roubo, que foram encaminhados para o GAECO/Curitiba para lavratura de flagrante, ficando posteriormente à disposição da justiça”.
A Operação de hoje é continuação de outra realizada pelo GAECO/Guarapuava e policiais do 16o. BPM (Guarapuava) ontem, dia 12, nas cidades de Guarapuava e Prudentópolis, onde foram identificados e presos dois dos fornecedores de armas e munições para o bando e apreendidas 1.106 cartuchos intactos para armas de diversos calibres, 13 armas de fogo de modelos variados, material para recarga e pólvora. O GAECO é o braço do Ministério Público do Paraná que trata do combate ao crime organizado e do controle externo da atividade policial.
Há unidades do Grupo em Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel e Guarapuava. Todas são compostas por policiais civis e militares e por integrantes do MP-PR – Procuradores e Promotores de Justiça – que são responsáveis pela coordenação das ações.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.