22/08/2023
Segurança

Gaeco prende traficante e desmantela dois pontos de drogas

imagem-20108

Um traficante foi preso pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), núcleo regional de Guarapuava, na tarde de ontem, quinta-feira. Miguel Fusqueira é suspeito por tráfico de drogas e financiamento ao tráfico, Outros dois estão foragidos, um deles é filho de Miguel.
A prisão foi realizada após o GAECO ter feito buscas em duas residências, uma situada na rua Padre Chagas (Alto da XV) e outra na rua Candeias, no Bairro São Cristóvão). A primeira casa servia como depósito da quadrilha e nesse local a polícia ligada ao Ministério Pùblico apreendeu aparelhos eletroeletrônicos furtados e entregues por usuários como pagamento pela compra de drogas, além de duas espingardas semi-automática calibre 22. Uma das armas está com a numeração raspada. A polícia encontrou ainda farta munição de diversos calibres e dois pés de maconha plantados no quintal da casa.

Miguel Fusqueira, foi detido nessa residência. No local estava a adolescente A.L.O que era explorada pelo grupo e usada na venda de droga. A menina foi entregue ao Conselho Tutelar, pois sua família reside numa cidade vizinha. Na outra casa, onde funcionava um posto de distribuição de drogas, foram encontradas 57 pedras de crack, embaladas e prontas para comercialização. A droga estava enterrada.

Segundo informações do Gaeco, a casa na rua Padre Chagas, foi alugada há quatro meses pela quadrilha de traficantes. O imóvel possui muros e portão altos, dificultando uma ação policial. Uma saida da pelos fundos da residência facilitava a fuga entrada e saída dos traficantes e de usuários.

Coação, ameaças e represálias também era práticas cometidas pela quadrliha. De acordo com o GAECO, os traficantes exerciam pressão psicológica sobre os usuários ou sobre qualquer pessoa que tentasse delatá-los ou que quisesse deixar o bando.

Outra dificuldade encontrada pela polícia é que Miguel Fusqueira, por chefiar a quadilha de traficantes, dificlmente tinha contato direto com os quadrilheiros. Quem servia como ponte era o seu filho, que está foragido.

Foto/Gaeco

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.