Da Redação
Guarapuava – As primeiras geadas que caíram sobre Guarapuava e municípios da região nos últimos dias, acendeu o sinal de alerta na agricultura. De acordo com o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), Dirlei Manfio, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), foram três ocorrências e já afetam, principalmente, as culturas da batata e do feijão. “Ainda temos 15% da safra da batata para serem colhidas e parte está em frutificação”. A estimativa inicial era de 95 mil toneladas.
Já na cultura do feijão, com cerca de 50% para serem colhidas, a safra mais afetada é do município de Prudentópolis. De acordo com Manfio, a safra deste ano já era considerada baixa por causa de perdas da área na fase inicial, provocada por chuvas e excesso de calor. “Antes das geadas, o potencial era de 42 mil toneladas, mas pode haver quebra de cerca de 15%”.
Outras culturas prejudicadas pela geada são as lavouras de hortaliças e folhosas. O milho, a soja e o milho safrinha, já estão com as colheitas concluídas.