A madrugada foi gelada em Guarapuava e região com os termômetros registrando -3,4 graus em algumas localidades. Esta foi a geada de maior intensidade registrada até o momento em 2011, segundo dados do Simepar. A previsão para esta terça-feira (28) é de temperatura semelhante a verificada hoje (27).
A baixa temperatura, porém, não tem causado prejuízos à agricultura. De acordo com o engenheiro agrônomo, Arthur Bittencourt Filho, do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SEAB), como os produtores sabem que nesta época do ano é comum a incidência de geadas, não há grandes investimentos em plantios de culturas suscetíveis ao frio.
“Por isso os prejuízos verificados são de baixa relevância. Numa avaliação preliminar, na cultura da alface pode haver algumas perdas”, afirma o agrônomo.
Nos municípios de Palmital e Laranjal onde há grandes áreas de pastagens por serem localidades de clima mais quente, a geada pode provocar perdas.
Em Guarapuava e outros municípios da região a temporada é de plantio de trigo, cevada e triticale.