Desde ontem (29) Guarapuava é sede da Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná.
O ato de fundação ocorreu na sede regional do CREA-PR e coincidiu com o Dia do Geógrafo. A entidade é criada com 422 profissionais atuando legalmente no Estado.
O presidente da associação, geógrafo Robson Ferreira de Paula, conta que a ideia de fundar a entidade surgiu no próprio município. “Vimos a necessidade de termos representatividade dentro do Estado e principalmente na região de Guarapuava. E buscamos essa representatividade junto ao CREA-PR [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná], que ampara a profissão legalmente”, relata.
A primeira diretoria é composta por integrantes de várias regiões do Paraná. Os membros foram eleitos por aclamação em chapa única na assembleia, que contou com cerca de 30 participantes, entre profissionais, professores e acadêmicos do curso de Geografia da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). Uma de suas metas é criar polos em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Em Guarapuava, há 16 geógrafos atuando legalmente no mercado de trabalho.
A Aprogeo é a primeira entidade de classe formada após a criação da Regional do CREA-PR em Guarapuava. O gerente regional, engenheiro civil Geraldo Canci, participou da fundação e ressaltou a necessidade de defesa da profissão de geógrafo, que ao lado das engenharias e atividades técnicas é regulamentada e fiscalizada pelo conselho.
“As entidades de classe são criadas para a valorização profissional, por idealizadores de uma sociedade melhor. O CREA-PR existe para defender essa sociedade, não o profissional em si. Ele, por sua vez, será defendido se dela fizer parte, pois o sistema existe para proteger o interesse público. Estamos preocupados em fortalecer e buscar a credibilidade as nossas profissões, com o exercício ético das atividades”, afirma.
Também contribuiu para a formação da Aprogeo a existência do curso de Geografia na Unicentro. O vice coordenador do Departamento de Geografia da instituição, Paulo Nobukuni, ressaltou que a fundação da entidade é um primeiro momento de fortalecimento. “É importante que os profissionais mostrem seu trabalho junto à sociedade e ao poder público, como já faz o CREA-PR, com iniciativas como a Agenda Parlamentar, subsidiando câmaras municipais com estudos e projetos”, ressalta.
O geógrafo desempenha várias atividades. Entre elas estão a gestão ambiental, mapeamentos, desenvolvimento de geotecnologias, de sistemas de informações geográficas, pesquisa e análise tanto do ambiente físico como aspectos sociais e culturais a ele vinculados.
• Colaborou João Quaquio