Entre os 1.120 atletas e técnicos contemplados no programa Geração Olímpica e Paralímpica em 2022, 13 são de Guarapuava. De acordo com o Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte, esta é a 11ª edição do programa. Com o objetivo de motivar o esporte e contribuir para o desenvolvimento de futuros talentos do Paraná, anualmente o Estado investe mais de R$ 4,75 milhões, com patrocínio exclusivo da Copel.
Desse modo, entre os atletas e técnicos selecionados de Guarapuava nas modalidades judô, ciclismo, goalball, tênis de mesa e rugby, 10 são homens e três mulheres. Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), nos próximos meses haverá a divulgação de outra lista.
O superintendente-geral do Esporte, Helio Wirbiski, destaca o investimento na carreira dos atletas, que recebem auxílio financeiro.
Este é o maior programa em nível estadual do País. O Estado incentiva mais de mil atletas e técnicos, todos os anos. Cumprimos com sucesso o objetivo de impulsionar a carreira, desde a categoria formador escolar até os grandes atletas referências para o mundo. E o fruto disso são grandes resultados em competições nacionais e internacionais.
VITRINE DO ESPORTE
De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte, o Geração Olímpica é o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do País.
Além disso, nos últimos 10 anos mais de 10 mil atletas e técnicos tiveram a oportunidade de receber a bolsa financeira. Na Paralimpíada de Tóquio, os atletas apoiados pelo programa trouxeram 10 medalhas.
Leia outras notícias no Portal RSN.