Da Redação, com assessoria
Depois de auditoria realizada no final de outubro, cinco departamentos da gerência administrativa e financeira da Cooperativa Agrária receberam a certificação ISO 9001. A norma internacional exige a padronização de processos auxiliando na sua compreensão e no aprimoramento da avaliação de desempenho. Com isso, onde é implantada, contribui para a melhoria na forma de operacionalização das atividades.
Com os departamentos de controladoria, planejamento orçamentário, financeiro, jurídico e serviços corporativos certificados, toda a gerência administrativa e financeira da Agrária passou a ter o selo de qualidade atestado pela ISO 9001. A área de tecnologia de informação, que também pertence à gerência, seguiu um cronograma diferenciado devido às atividades do Projeto Excelência e já havia sido certificada em março. "A certificação ISO 9001 é o resultado de um processo preparatório no qual tivemos a oportunidade de aprimorar e implantar novas rotinas", explicou o gerente Walter Galvan.
As inovações foram realizadas em aspectos relacionados ao foco no cliente, adequação de recursos, competência de funcionários, gestão dos processos administrativos, análise crítica de indicadores, processos para solucionar reclamações de clientes, ações corretivas e preventivas e melhoria contínua. "Além, é claro, de monitorar a opinião do cliente quanto à qualidade dos serviços fornecidos pelos departamentos que compõem a gerência administrativa e financeira", sublinhou.
A adequação de diversas áreas a normatizações com credibilidade e reconhecimento internacional demonstram a busca, por parte da Cooperativa, da constante evolução e do atingimento da excelência em todos os setores. "A certificação ISO 9001 é de suma importância, pois é a validação de requisitos de diversos serviços prestados, sempre prezando pela qualidade e melhoria contínua", finalizou Galvan.
A certificação nesta norma internacional de padronização é uma diretriz de todos os setores de prestação de serviços da Agrária e pretende ser implantada em mais quatro áreas até o final de 2015. A gerência de gente e gestão da Agrária foi a primeira a ser certificada, em 2013.