Na última semana, ocorreu em Curitiba a audiência pública “Lixo Zero: Compostagem”, promovida na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Assim, na ocasião foi debatido sobre a importância da compostagem para o meio ambiente e formas de reduzir a produção de lixo, aliando o trabalho do poder público e população.
A audiência reuniu técnicos do Paraná, São Paulo e Santa Catarina e o diretor de Meio Ambiente de Bituruna, Fábio Cró, apresentou o que está sendo desenvolvido no município. Assim, exemplo para o Paraná, o programa biturunense Jogando Limpo integra as ações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e promove a gestão dos resíduos sólidos.
“O projeto é simples, de baixo custo e conta com participação da população. Além da Associação de Catadores de Recicláveis São João. O lixo seco e úmido é separado nas casas e a coleta é feita diariamente. O lixo seco é separado e vendido para reciclagem. Já o úmido passa por uma triagem, onde o lixo orgânico é transformado em composto orgânico [adubo] e o rejeito é enviado para o aterro”, explica.
Contudo, o Jogando Limpo vai além da separação dos resíduos, ele também é uma forma de gerar renda às famílias associadas. Além disso, pretende promover a conscientização ambiental da população afim de transformar Bituruna numa cidade sustentável e ambientalmente correta.
Leia outras notícias no Portal RSN.