Saúde e qualidade de vida são os objetivos do projeto Guarapuava mais Saudável, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. Na tarde desta terça-feira (19), a aula inaugural aconteceu no Espaço do Cidadão da Santana, e contou com a participação de homens e mulheres, de várias faixas etárias, com destaque para a melhor idade.
O projeto visa melhorar a qualidade de vida dos guarapuavanos, e promover a interação entre os moradores do bairro. De acordo com o secretário de Esportes e Recreação, Celso Góes, é uma maneira de estimular a pratica de exercícios. “As pessoas que não podem ir para uma academia por algum motivo podem praticar atividades físicas aqui, porque esporte é sinônimo de saúde para todas as idades”.
Profissionais de educação física, enfermeiros e nutricionistas estão envolvidos no projeto. As turmas serão divididas conforme a necessidade de cada pessoa,verificando também, idade e patologia clínica de cada um.Para isso, a secretaria conta com o apoio de acadêmicos da Unicentro (Universidade do Centro-Oeste) e da Faculdade Guairacá.
Segundo o coordenador do projeto, Telmo Passos, o principal objetivo é beneficiar a toda a população de Guarapuava. Pensando nisso, dona Olga Andrade, de 77 anos, fez questão de participar da primeira aula. “É muito importante a prática de exercícios para a saúde e, se não fosse por ações assim, eu não praticaria nenhuma atividade física”, garante.
O projeto tem como sede o Espaço do Cidadão do Santana, mas se estenderá para outros bairros. O cronograma está sendo definido pela Secretaria de Esportes e será divulgado nas próximas semanas. As aulas no bairro Santana acontecerão nas terças e quintas-feiras, das 14 às 17h.