A deputada federal Gleisi Hoffmann continuará presidindo o PT nacional. A decisão foi tomada por cerca de 72% dos votos, no 7º Congresso Nacional da sigla, que ocorreu na Casa de Portugal, em São Paulo.
De acordo com dados computados no final do Congresso, Gleisi foi eleita por com 558 votos dos delegados, que foram escolhidos em pleitos regionais por filiados do partido. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu ao Congresso nesse domingo (24). Porém, fez um discurso na abertura, que foi na sexta (22).
Conforme o pleito, Gleisi disputou o cargo com a deputada federal Margarida Salomão (MG), que teve 131 votos (16,8% do total) e o historiador Valter Pomar, com 91 votos (11,7%). O deputado federal Paulo Teixeira (SP) retirou a candidatura um pouco antes de ser iniciado o processo de votação. Houve 12 votos em branco e nenhum nulo.
Conforme Gleisi, a expressividade dos votos só lhe dá mais responsabilidade. “O Brasil passa por uma situação grave, temos um golpe continuado. Temos que ser firmes contra a retirada de direitos do povo”.
A deputada anunciou que as manifestações contra as políticas liberais, que ocorrem em países como Chile e Colômbia, vão chegar ao Brasil.
Leia outras notícias no Portal RSN.