Prefeitos de vários municípios do Paraná participaram de reunião técnica realizada nesta quinta-feira, dia 1º, em Curitiba, para discutir detalhes sobre o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). O encontro, coordenado pela Casa Civil e pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, foi direcionado para municípios com menos de 50 mil habitantes.
Representantes de 170 cidades acompanharam a explanação feita pelo chefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto. Também estavam presentes o presidente da Cohapar, Everaldo Bello Moreno, a candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann e superintendentes da Caixa Econômica Federal.
Além de receberem informações gerais sobre o programa, os prefeitos foram orientados sobre os procedimentos para solicitarem retroescavadeiras e motoniveladoras ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para a conservação ou recuperação de estradas vicinais. Também foram alertados sobre o prazo para envio de propostas, que deve ser feito por meio de carta-consulta até o dia 30 de julho. A análise técnica dos projetos será realizada no período de 24 de setembro a 29 de outubro e o resultado deverá ser divulgado no dia 12 de novembro.
Com um total de investimento de R$ 1,59 trilhão entre 2011 e 2014, o Programa de Aceleração do Crescimento 2, lançado em março, se consolida como um dos mais eficazes programas em áreas de alta sensibilidade social, como moradia e saúde. O PAC 2 mantém os focos da primeira etapa, iniciada em 2008: logística, energia e núcleo social-urbano.
Gleisi considera o novo programa essencial para o Paraná e o Brasil nos próximos anos. "Não há dúvidas que o PAC tem sido vital para o crescimento da economia brasileira nos últimos anos, pois além de promover investimentos em infraestrutura logística e de energia, dá especial atenção à infraestrutura social e urbana", enfatiza.
(Assessoria de Imprensa Gleisi Hoffmann)