22/08/2023

Gleisi vota favorável a mais um financiamento para o PR

imagem-67093

Após ter sido acusada de ser a responsável pela demora na concessão de empréstimo ao Governo do Paraná mesmo que parecer, assinado pelo subsecretário da STN, Eduardo Guerra, considerasse  o Paraná apto a contrair um empréstimo de US$ 350 milhões (R$ 840 milhões, no câmbio de hoje) junto ao Bird (Banco Mundial), a senadora Gleisi Hoffmann, votou favorável a novo empréstimo.

Nesta terça-feira (18), durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal em Brasília, Gleisi avalizou  pedido de financiamento do Governo do Paraná junto ao BID, no valor de 60 milhões de dólares.

A senadora solicitou, com êxito, que o pedido de financiamento, destinado ao programa Família Parananense, passe a tramitar em regime de urgência, o que vai permitir sua votação em plenário com a máxima rapidez e celeridade. Se a pauta permitir, o Senado avaliará a proposta ainda hoje (18).

“Meu papel como senadora é também apoiar os pedidos de recursos feitos pelo Paraná”, afirmou Gleisi. Segundo ela, ogovernador do Paraná, Beto Richa, falta com a verdade quando alega supostas ingerências políticas na questão dos empréstimos. “Lamento que o Paraná esteja com as contas públicas em completa desordem, o que não se via há muitos anos”, disse Gleisi.

A explicação para as dificuldades financeiras do Estado é o descontrole do governador que gasta mais do que arrecada e não cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal, afirma Gleisi. A senadora considera uma “vergonha” o fato de o governo do Paraná não conseguir pagar seus fornecedores, a maioria deles, micro e pequenos empresários.

Além da  ação política da senadora Gleisi em favor da luta para a obtenção de mais recursos para o Paraná, a rápida tramitação do pedido de empréstimo aprovado hoje na CAE mostra que o governo federal não criou qualquer dificuldade para o Estado.

Em menos de um mês, o processo tramitou pelo governo federal. Na Casa Civil, teve prazo recorde de apenas um dia. O governador enviou à Secretaria do Tesouro Nacional o pedido em 26 de novembro de 2013. Em 20 de dezembro de 2013, o ministro da Fazenda encaminhou seu parecer à Presidência da Republica.

No dia 24 de dezembro a presidente Dilma assinou a mensagem para o Congresso Nacional e, no mesmo dia, a então ministra-chefe da Casa Civil, senadora Gleisi Hoffmann, encaminhou a mensagem presidencial ao Senado da Republica. Agora, no Senado, coube à senadora agir mais uma vez em favor do Paraná.

Com foto de Victor Soares

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo